Contratar uma agência de branding será um bom negócio?
Quando você tem uma pequena empresa, essa dúvida pode ser justificável.
Afinal, contar com os serviços de uma agência implica em algum investimento.
E, talvez, você fique reticente quanto a investir em branding, sendo que precisa administrar seu orçamento de maneira muito cautelosa, de modo que consiga cobrir todas as despesas essenciais da empresa.
Então, como tomar a decisão certa? O que levar em conta ao avaliar os benefícios de contratar uma agência de branding? Quais os riscos de optar por abrir mão desse tipo de serviço?
Entendemos os motivos de sua hesitação.
Por isso, neste texto, vamos explicar o que uma agência de branding pode fazer pelo seu negócio.
Assim você pode analisar as informações e considerar se as soluções e vantagens de contratar uma agência estão em sintonia com suas necessidades reais.
Nos tópicos a seguir, veja o que você deve ter em mente.
1. Melhor relação custo-benefício
Ora, se o custo de contratar uma agência de branding é crucial para a decisão, parece sensato começar a análise por esse ponto, não é mesmo?
Então, vamos aos fatos.
Se você está levando seu negócio a sério e espera conquistar seu espaço no mercado, já deve ter compreendido que precisa de uma marca forte.
Isso significa se preocupar com uma série de fatores, incluindo:
- Criar um bom logotipo;
- Estabelecer uma estratégia de marketing;
- Procurar formas que promovam diferenciação e autoridade para sua empresa.
Para enxugar custos, muitos empreendedores e profissionais liberais tentam resolver essas necessidades por conta própria.
Às vezes, é o proprietário que se arrisca a fazer o que julga necessário, acumulando funções (para as quais, em geral, não possui maiores aptidões).
Em outras situações, as demandas relativas à presença da marca são delegadas a membros da equipe (o que, igualmente, tende a gerar sobrecarga, além de exigir um conhecimento que não se adquire rapidamente).
Agora, experimente fazer as contas. Se você usar o seu tempo (ou o tempo de seus colaboradores) para fazer cursos, pesquisar sobre melhores ferramentas e estratégias — enfim, aprender o básico para colocar sua marca no mapa — quanto isso representa em termos de investimento financeiro?
Não há lógica nessa suposta economia. Rapidamente, você vai perceber. E o custo tende a se tornar ainda maior, porque, em função da inexperiência, muitas escolhas se mostrarão equivocadas.
Em vez de desperdiçar seus recursos na tentativa de resolver tudo sozinho — correndo o sério risco de amargar prejuízos e gerar danos à reputação da sua empresa — seja objetivo. Solicite um orçamento para uma agência de branding, indicando suas necessidades iniciais.
Não se preocupe em descrever tudo o que precisa. Bons profissionais, ao entender seu negócio, saberão (melhor do que você) quais serviços são essenciais para legitimar e fortalecer sua marca.
Leia também: Design e branding: 5 etapas para criar a imagem de sua marca.
2. Soluções alinhadas e consistentes
Uma agência de branding reúne especialistas de diferentes setores (designers, ilustradores, pesquisadores, redatores e estrategistas, por exemplo). Todos trabalham de forma integrada, somando habilidades para o desenvolvimento coerente de projetos.
Ou seja, os profissionais compartilham de uma mesma visão, criando soluções que se conectam e se complementam.
Por que esse alinhamento é importante?
Porque você precisa que todos os pontos de contato do cliente com a sua marca falem a mesma linguagem. E se você contar com profissionais independentes — freelancers, talvez — será muito difícil chegar a esse resultado. Afinal, nesse caso, cada profissional desenvolverá a parte do projeto que lhe cabe a partir de um raciocínio individual, sem ter a oportunidade de alinhá-lo com a visão dos demais especialistas.
Além disso, ao contar com a equipe de uma agência de branding, você não precisará se preocupar em encontrar um profissional diferente a cada nova necessidade de sua empresa. Em função de contar com múltiplos talentos, a agência tem condições de acompanhar a evolução de sua empresa, oferecendo os serviços dos quais você precisa, na hora em que precisa.
Leia também: Como criar um briefing para seu projeto.
3. Agilidade e eficiência criativa
Ao contratar uma agência de branding você não está, simplesmente, resolvendo uma lacuna na comunicação de sua marca. Profissionais que trabalham com branding vão além: eles podem oferecer uma perspectiva inovadora, capaz de distinguir sua empresa da concorrência e agregar vantagens competitivas ao seu negócio.
Uma vez que já trabalharam em outros projetos criativos e dispõem de conhecimentos atualizados sobre as melhores estratégias e ferramentas, os especialistas da agência de branding vão te apresentar abordagens que você jamais considerou.
Mais do que isso: dada a experiência que possuem, os profissionais saberão indicar caminhos bem-sucedidos, evitando investimento em estratégias defasadas (ou inadequadas para o segmento de mercado que você deseja atingir).
4. Percepção do mercado e do público-alvo
Não é incomum que pequenas empresas careçam de informações estratégicas, que permitam a criação de marcas significativas, memoráveis e capazes de atrair seus potenciais consumidores.
Com a mensagem errada, a empresa pode nunca sair do lugar. E, sem conseguir definir um posicionamento competitivo, muito tempo e dinheiro pode ser perdido.
Contratar uma agência de branding te ajudará a vencer esses entraves.
Pesquisadores e estrategistas podem identificar oportunidades para destacar seu negócio na “multidão”.
Com o direcionamento certo, sua empresa consegue atingir seus potenciais clientes. Somando isso à comunicação da marca bem definida, seus produtos/serviços serão lembrados sempre que houver a necessidade ou desejo de novas aquisições, aumentando sua receita e fidelizando seus consumidores.
Leia também: Como criar o tom de voz da marca?
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