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Como elaborar um briefing para seu projeto

incluir todos os detalhes importantes, é uma maneira de elaborar um briefing.
Saiba como elaborar um briefing, incluindo todos os detalhes importantes.


Sempre que você precisa contratar uma agência ou delegar tarefas a profissionais de design, marketing e branding (por exemplo) é extremamente importante que você providencie um briefing para orientar a execução do projeto.


Mas o que é um briefing, afinal de contas?

Briefing nada mais é que um resumo onde a “missão” do projeto é especificada, fornecendo todas as informações necessárias para que o trabalho atenda os objetivos e resultados que você espera.


Por que é importante fazer um briefing para o projeto?

A importância do briefing ficará clara se usarmos um exemplo para ilustrar.

Então, digamos que você precise de um logotipo para sua empresa.

Certo, o trabalho, em si, parece bastante específico.

A questão é que você tem certas ideias em mente quando procura um profissional que possa elaborar o logo para você, não é verdade?

Mais do que ideias: você tem preferências. Deseja que a imagem corresponda às características da sua marca. Pretende que o logotipo traduza valores, benefícios e a personalidade da sua empresa. Espera que o designer crie um logo que dialogue com seu público-alvo.

Porém, como você imagina que o profissional elabore uma arte que atenda às suas expectativas?

É fundamental que você comunique, de forma clara e organizada, tudo o que acredita ser relevante para guiar o trabalho do designer, não concorda?

O problema é que, por não saber exatamente o quê ou como comunicar as informações, muitos trabalhos se complicam. E, não raro, resultam em inúmeras refações e frustrações.

O briefing é a ferramenta da qual você precisa para evitar todos esses contratempos e desentendimentos.

A boa notícia é que não é nada complicado fazê-lo.

Neste texto, vamos te apresentar um modelo que você pode seguir sempre que precisar orientar sua equipe ou contratar uma agência para te auxiliar com alguma demanda criativa.

Confira!


Como fazer um briefing

Antes de apresentarmos um passo a passo para elaboração de briefing, cabe destacar alguns pontos.

O primeiro deles é que, apesar de exigir uma variedade de informações, o briefing deve ser enxuto.

Portanto, prefira usar frases curtas e objetivas ao redigir suas considerações.

O formato “breve” favorece o entendimento da proposta e faz com que o documento seja prático e de fácil consulta.

O segundo ponto que precisamos enfatizar é que, ao mesmo tempo em que você deve ser conciso, você não pode ser omisso!

Ou seja, inclua no briefing todos os detalhes que julgar importantes.

É possível elaborar um briefing completo sem transformá-lo em um “livro”. Basta identificar o que é essencial na informação.

Parece complicado?

Seguindo as etapas abaixo você terá uma noção mais clara de como chegar a um briefing funcional e eficaz.

Conforme seu objetivo,onde você quer chegar, as escolhas que devem nortear o projeto serão avaliadas.
Descreva o objetivo do projeto, as escolhas devem nortear o caminho a ser seguido.


1. Fale sobre o histórico da empresa

A ideia, aqui, é contextualizar seu negócio.

Diga há quanto tempo a empresa está no mercado, qual segmento atende, quais seus principais produtos ou serviços.

Informe sobre conquistas e aspectos que fizeram a marca se destacar ao longo do tempo.

Mencione, também, momentos de ruptura (mudanças significativas) e o contexto atual do negócio.

Nesta etapa do briefing, você pode incluir dados sobre a empresa (endereço, site, redes sociais…) que possam ser úteis para a elaboração do projeto.


2. Descreva o objetivo do projeto

Vamos supor que o projeto consista na criação de uma estratégia de marketing digital para sua empresa.

Excelente, você sabe o que deseja. Porém, para chegar a essa resolução você, provavelmente, teve seus motivos. Nesta seção do briefing você deve, justamente, falar sobre esses motivos, pois são eles que vão esclarecer quais são suas reais expectativas com o projeto.

Talvez, por exemplo, você queira aumentar suas vendas. Melhorar o relacionamento com seu público-alvo. Ampliar sua presença online. Lançar um novo produto ou serviço.

Conforme seu objetivo — onde você quer chegar —, as escolhas que devem nortear o projeto serão avaliadas.

Afinal, objetivos diferentes pedem caminhos (e estratégias) diferentes, certo?


3. Defina seu público-alvo

Além dos objetivos, outro ponto fundamental para definir a orientação do projeto é saber para quem ele está sendo feito.

Ou seja, é importante incluir, no briefing, dados demográficos (gênero, faixa etária, localização, nível de escolaridade…) e informações sobre hábitos e comportamentos de seus consumidores.


4. Faça apontamentos sobre o “estilo” que deve guiar o projeto

Quando falamos em estilo, estamos nos referindo tanto aos aspectos visuais quanto à linguagem que deve ser utilizada.

Para criar um site para sua empresa, por exemplo. Você deve indicar, no briefing, qual a imagem que deseja projetar e qual o tom de voz que melhor expressa a personalidade de sua marca.

Uma dica que deve te ajudar bastante nesta etapa: faça uma lista de adjetivos que melhor correspondam às suas expectativas quanto a “cara” do projeto.

Se te parecer muito complicado apontar os adjetivos por escrito, há outro recurso que você pode experimentar: inclua exemplos do estilo que você procura. Não é necessário fazer um grande painel de referências. Basta adicionar links que possam mostrar o estilo de texto, imagem ou funcionalidade que são compatíveis com sua intenção.

Claro, mais do que seu gosto pessoal, é vital que o estilo esteja conectado com seu público-alvo. Afinal, seu cliente é quem, de fato, precisa “aprovar” o resultado do projeto.

Os dados de seus concorrentes é sempre essencial para fazer um briefing
Analisar os dados dos seus concorrentes é sempre apropriado ao fazer um briefing.


5. Inclua dados sobre seus concorrentes

Independente da natureza do projeto, verificar o que seus concorrentes estão fazendo (e como estão fazendo) é sempre oportuno.

Há dois motivos básicos que justificam esta etapa do briefing:

  • garantir que você encontre pontos para se diferenciar das empresas com as quais compete;
  • localizar boas e más estratégias e, a partir delas, elaborar seu plano de ação.

Em outras palavras: você não quer parecer uma cópia do que já existe. Nem pretende que os consumidores confundam sua marca com a concorrência. Ao contrário, você quer uma imagem, uma mensagem, uma oferta que o destaque no mercado. Logo, o primeiro passo é saber o que já existe para, então, buscar a diferenciação.

O segundo passo é aprender com o que já foi feito. Com o que deu certo para outras empresas (o que pode gerar insights para a equipe de criação que cuidará do seu projeto). E com o que deu errado — para evitar o caminho ou identificar falhas que você deve contornar.

Certamente, o briefing não elimina a necessidade de conversar com o profissional sobre o projeto.

Na verdade, você pode, inclusive, ter uma boa conversa antes de redigir o briefing, até mesmo para saber se, além dos tipos de informação que indicamos neste texto, o profissional precisará de outros dados.

No entanto, ao seguir o modelo que propomos, você consegue organizar suas ideias, ser claro quanto às suas expectativas e fornecer informações relevantes para a execução de qualquer projeto criativo.

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