Compartilhamento de ideias

Blog

6 características de um bom logotipo

Para ser facilmente lembrado e reconhecido é necessário ser único.
Bons logotipos são únicos, que podem ser facilmente lembrados e reconhecidos.


Existem características de um bom logotipo que você precisa levar em conta ao escolher a imagem que vai representar sua marca.

Claro, um bom designer conhece essas regras — e você contará com um especialista para criar o logo para você, certo?

Mas contratar um excelente profissional não basta. Afinal, o poder decisão é seu. E, se você tiver ideias equivocadas sobre a função e aparência do logotipo ideal, o resultado da criação pode ser frustrante.

Portanto, é importante que você tenha critérios objetivos na hora de avaliar as propostas de logo que receber.

Precisa de ajuda com isso? Não se preocupe! Com as dicas e orientações abaixo, você saberá reconhecer boas ideias — e fazer a escolha certa.


1. Bons logotipos são simples

Mantenha a simplicidade. Essa é a primeira regra que você deve ter em mente ao buscar características de um bom logotipo para sua empresa.

Fuja de qualquer imagem que pareça carregada de informações. Isso gera poluição visual — e torna sua marca difícil de ser lembrada.

Não é função do logo contar toda a história do seu negócio.

Pode parecer tentador querer uma imagem que expresse mil palavras. Mas, em geral, um objetivo tão amplo acaba resultando em confusão. E, no fim, o logotipo — que deveria cumprir a função de identificar sua marca — acaba se tornando um elemento comprometedor.

Se você duvida, comece a prestar atenção aos logotipos com os quais você se depara. Aliás, essa dica vale para as demais características de bons logotipos que vamos apresentar aqui. Fique de olho tanto em logos de concorrentes quanto em logos de empresas de segmentos diversos. Observe quais te parecem mais profissionais e impactantes. E quais parecem incompreensíveis e amadores.

Leia também: Design e branding: 5 etapas para criar a imagem de sua marca.


2. Um bom logotipo tem conexão com os valores da empresa

Um logotipo precisa informar, literalmente, qual produto ou serviço sua empresa oferece? Se você acredita que sim, tente explicar o motivo de logos famosos — como o da Nike, da Apple e da Mercedes — funcionarem tão bem.

Claro, você pode criar uma conexão criativa, usando o logo para sinalizar aquilo que sua empresa faz. Mas sua prioridade, ao elaborar um bom logotipo, deve ser a expressão dos valores do negócio. Ou seja, o porquê (e o como) você faz o que faz.

Em outras palavras: as características de um bom logotipo revelam, acima de tudo, a personalidade da marca. Sendo assim, entre o autoexplicativo e o sugestivo, fique com a segunda opção.


3. Versatilidade é uma das principais características de um bom logotipo

Seu logotipo funciona tão bem no seu cartão de visitas quanto em sua identidade nas redes sociais? E se fosse usado em um outdoor? Teria que fazer alterações?

O ideal é que logotipos sejam projetados em formato vetorial, para garantir que a qualidade da imagem não seja comprometida, independente do tamanho e tipo de mídia onde será aplicada.

Verifique, também, se o logotipo de sua empresa pode ser adaptado tanto a fundos escuros quanto a fundos claros.

E, preferencialmente, veja se o conceito se mantém quando a imagem precisa ser monocromática.

A personalidade da marca é uma das características do logotipo.
As características de um bom logotipo revelam a personalidade da marca.


4. Bons logos são únicos

Analise os logotipos de sua concorrência. Observe as formas, cores, tipografias e imagens que utilizam. Anote tudo o que você gosta — e o que não gosta.

Você não precisa criar um logotipo completamente diferente de tudo que viu. Mas deve buscar originalidade.

Não esqueça que uma das características de um bom logotipo é gerar distinção. Então, procure um caminho compatível com essa possibilidade.

Evite, por exemplo, símbolos muito recorrentes ou paletas de cores que muitos de seus concorrentes estão usando.

Sempre que a tarefa de inovar parecer muito difícil, revise o propósito de sua marca. Você encontrará um norte — e o sentido de exclusividade — de que precisa para orientar o processo criativo e fazer escolhas coerentes.


5. Logotipos devem ser memoráveis

O melhor logotipo é aquele que pode ser facilmente lembrado e reconhecido por seus clientes e público-alvo.

Por isso, é tão importante que ele seja único e simples (temos mais dificuldade de lembrar de imagens excessivamente detalhadas).

Há, ainda, outro elemento que deve ajudar seu logo a se tornar memorável: certifique-se de que ele conversa com as características, interesses e valores de seus clientes reais e potenciais.

Leia também: Como fazer um brand book.


6. Um bom logotipo é atemporal

Dentre as características de um bom logotipo, não poderíamos deixar de mencionar a longevidade de seu conceito.

Certamente, não há problemas em fazer ajustes, sempre que for necessário. Afinal, até mesmo gigantes, como o Google, fazem alterações em seus logotipos.

Porém, aprimorar uma imagem conhecida é diferente de ter que descartá-la completamente. A mudança radical só deveria acontecer quando a marca deseja romper com sua história. Ou quando o logotipo inicial se mostra equivocado — geralmente, por destoar das características que listamos neste texto.

Por vezes, para deixar seu logotipo mais funcional, basta trabalhar melhor a imagem, eliminando elementos desnecessários, por exemplo.

Outras vezes, de fato, é melhor começar do zero, evidenciando o novo posicionamento da empresa.

Se você não tiver bons conhecimentos em design, tomar esse tipo de decisão pode ser complicado.

Por isso, o melhor é contratar um designer experiente para ajudá-lo.

Gostaria de criar um logotipo para sua empresa — ou reformular o logo que está usando? Entre em contato com a TAI e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

bolinhas pretas com fundo transparente

agência TAI!

Rua Domingos de Morais, 2781, conj. 310
04035-001, Vila Mariana, São Paulo, SP

atendimento

© 2020 Agência TAI Branding + Design + Marketing. Todos direitos reservados. DEV TAI + Sergio Etzel