Seja você um empreendedor iniciante ou o gestor de uma empresa estabelecida há anos no mercado, em algum momento, precisará dos serviços de uma consultoria de branding.
Afinal, você pode ter pleno domínio sobre sua área de atuação. Seus produtos e serviços podem ser os mais qualificados do mercado.
Mas você sabe como comunicar esses atributos ao seu público-alvo? Ou melhor, seu público-alvo está chegando até você?
O papel de uma agência de branding é garantir que exista sintonia entre sua empresa e seu cliente. E, com uma consultoria, você tem oportunidade de atualizar suas estratégias, corrigir pontos que não estão funcionando como deveriam, além de encontrar formas criativas de destacar sua marca.
Então, quando procurar uma consultoria de branding?
Neste texto, destacamos 5 situações — bastante comuns na trajetória de qualquer negócio — em que a consultoria de branding pode atuar e oferecer a orientação de que você precisa.
Confira!
1. Você não está satisfeito com os resultados de sua estratégia de marketing
Você está investindo em marketing mas está distante dos resultados esperados? Bem, é provável que sua estratégia precise de ajustes.
Às vezes, tudo se resume a encontrar canais de comunicação mais oportunos, adequados ao seu público-alvo.
Em outras ocasiões, a solução requer mudanças na linguagem (tanto verbal quanto visual) que você vem utilizando, a fim de deixar sua mensagem mais assertiva.
Por fim, também é possível que você esteja pensando no marketing de sua empresa de uma forma pouco criativa — replicando, talvez, um modelo que deu certo para um concorrente ou para uma empresa de segmento diferente do seu.
Você pode, por conta própria, tentar fazer alterações em todos esses aspectos de sua estratégia de marketing. Mas, sem conseguir identificar a verdadeira razão do problema, será que suas ações serão efetivas?
Por outro lado, se você contratar uma consultoria de branding, contará com a análise de especialistas. Isso, certamente, significa economia de tempo e recursos, pois haverá um direcionamento estratégico quanto às modificações necessárias em sua abordagem de marketing.
Leia também: 5 erros de marketing que sua empresa não pode cometer.
2. A identidade visual de sua empresa não transmite uma mensagem coerente
Não basta ter um logotipo bonito, um site profissional e produzir posts para seu blog e suas redes sociais com imagens que você julga inspiradoras. É preciso que a estética presente nesses pontos de contato com seu cliente conte uma história. Uma história que faça sentido e que expresse os valores e propósitos com os quais sua marca está comprometida.
A questão é que, mesmo que você já tenha percebido que sua identidade visual parece aleatória (ou caótica), encontrar uma forma de resolver a situação não é tarefa fácil.
O que deve ser mantido? Será preciso começar tudo do zero? Qual o conceito que sua identidade visual deve seguir para comunicar, com eficiência, as propostas de seus produtos e serviços ao público-consumidor?
Se você não tem respostas objetivas (e bem embasadas) para essas perguntas, contar com uma consultoria de branding é fundamental. Do contrário, é possível que você acabe descartando coisas que estavam dando certo e, o que é pior, invista em novas escolhas que mantenham os velhos problemas.
Leia também: Design e branding: 5 etapas para criar a imagem de sua marca.
3. Você não conhece seu público-alvo
Quais são as redes sociais que seus clientes mais utilizam? Eles preferem consumir conteúdos apresentados em vídeos ou em textos? Quais são as referências culturais que eles valorizam? O que seu público-alvo vê como essencial para se manter assíduo consumidor dos produtos/serviços de uma empresa?
Com auxílio de uma consultoria de branding, você terá acesso a esse tipo de informação.
E, o que é mais importante: tais informações não serão pautadas em “achismos”, mas sim em pesquisas bem estruturadas, com metodologia, personalizadas a partir das características do seu negócio.
Conhecer seu público-alvo é decisivo para o sucesso de sua empresa. Enquanto você “acredita que sabe” quem são seus clientes potenciais — ou generaliza seu público-alvo, imaginando que “todo mundo” é uma boa definição — jamais conseguirá atender as necessidades e preferências daqueles que, de fato, poderiam ter afinidade com sua marca.
Saiba mais: Por que pequenas empresas devem contratar uma agência de branding.
4. Os pontos fortes e os pontos fracos de sua empresa não são claros para você
É comum, quando estamos imersos no dia a dia da empresa, deixarmos de ter clareza sobre o que torna o negócio atrativo para os clientes, onde podemos melhorar em nossos processos e quais pontos poderiam nos proporcionar crescimento.
Empresas de consultoria de branding terão um ponto de vista imparcial e profissional ao avaliar diferentes aspectos do seu negócio, permitindo que você aprimore suas estratégias.
5. Você está perdendo clientes para a concorrência
Nesse quesito, uma consultoria de branding pode te ajudar de diversas formas.
Muitas empresas, por exemplo, podem realizar pesquisas e identificar tendências de mercado. Esse recurso é muito útil para que você não fique para trás e invista em inovações em tempo hábil. Afinal, a novidade, no timing certo, tem grande potencial de oferecer uma excelente vantagem competitiva.
Profissionais de branding também podem fazer análises de seus concorrentes e encontrar pontos que eles estão negligenciando — o que pode significar uma oportunidade de direcionamento para seu negócio.
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Algum dos pontos que listamos aqui está associado às dificuldades que sua empresa está enfrentando no momento? Ou você tem outros problemas e não tem certeza se uma consultoria de branding seria a melhor forma de resolvê-los?
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