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Cuidados que você deve ter ao criar conteúdo para blog de sua empresa

Para criar conteúdos para o blog é necessário elaborar estratégias.
Elaborar estratégias para a produção de conteúdos para o blog auxilia na construção de autoridade da sua empresa.

Saiba como elaborar uma estratégia de conteúdo para o blog de sua empresa.


Qual a sua ambição ao criar um site para sua empresa?

Atrair visitantes? Tornar sua marca mais conhecida e “encontrável”? Conquistar novos clientes e maior autoridade no seu nicho de mercado?

Certamente, as hipóteses acima estão entre seus objetivos.

Porém, para atingir essas metas, apenas criar um site — por mais bonito e funcional que seja — não é suficiente.

O que gera tráfego e presença para o seu endereço online é o conteúdo que você oferece.

Afinal, qualquer pesquisa na internet tem como foco, justamente, o encontro de conteúdo!

Ao acessar o Google, as pessoas buscam por respostas. Informações. Sugestões.

E, se você divulga seu negócio no ambiente virtual, você quer que ele apareça nos resultados dessas buscas. Correto?

Então, para alcançar esse status, o caminho é gerar conteúdo para blog.

Não qualquer conteúdo. Mas, sim, conteúdo estratégico.

Agora, a grande questão: o que levar em conta ao elaborar a estratégia de conteúdo para o blog de sua empresa?

Nos tópicos a seguir, vamos te ajudar a descobrir.


1. Conteúdo para blog de empresa deve ter foco em poucos assuntos

Você quer se destacar da multidão? Se quiser obter sucesso, especialmente com um site e um blog novo, você precisa fugir de posts genéricos — que falam de “tudo um pouco”, mas não se aprofundam em nada.

Lembre-se que a produção de conteúdo do blog tem como objetivo construir autoridade.

O blog deve mostrar que você, ou sua empresa, é especialista em soluções para uma determinada necessidade. E ser especialista é, precisamente, o oposto de ser genérico.

Cada tópico sobre o qual você decidir escrever se desdobra em inúmeras questões. Logo, não faltará conteúdo para abordar.

Claro, para que essa estratégia funcione, você precisa escolher tópicos significativos.

Sendo assim, pense nos tópicos de seu blog como se fossem o assunto de um livro. E imagine cada texto/post como um capítulo da obra. É a soma dos capítulos que faz um livro se tornar referência em um assunto, certo? Pois bem, o mesmo deve acontecer com seu blog — ao apostar na estratégia certa.


2. Textos de blog precisam ter linguagem acessível

Quem é seu público-alvo?

A não ser que sua resposta seja “especialistas do setor”, evite adotar linguagem técnica em suas postagens.

O conteúdo para blog deve refletir o tom e o vocabulário que você adota ao ter conversas presenciais com seus clientes.

A regra é ser compreensível.

Porém, cuidado: ser compreensível não é o mesmo que ser superficial!

Por exemplo: é perfeitamente possível usar palavras que fazem parte de seu jargão profissional — desde que você explique os termos, considerando que seu público é leigo no assunto.

Inclusive, esse tipo de postagem costuma ser muito bem-vindo!

Afinal, quantas vezes você já consultou o Google para entender alguma expressão que não te era familiar?

Seu público pode estar na mesma situação.

Portanto, se você souber explicar os termos técnicos, com linguagem mais simples, estará fazendo um bom uso do conteúdo do seu blog.

Um conjunto de técnicas e estratégias são usadas para melhorar o desempenho de seu blog.
Para criar bons conteúdos para o seu blog é necessário colocar em prática um conjunto de técnicas.


3. Escrever um post de blog exige conhecimento técnico

Você mesmo — ou alguém de sua equipe — pode escrever o conteúdo para o blog da empresa. Claro, desde que exista disponibilidade de tempo (tanto para escrever quanto para pesquisar) e domínio razoável da língua portuguesa — erros crassos de ortografia e de pontuação podem fazer todo o seu negócio parecer amador e desleixado.

Contudo, além desses cuidados básicos, você precisa conhecer um pouco de SEO (Search Engine Optimization).

Em linhas gerais, SEO consiste em um conjunto de técnicas que são usadas para melhorar o desempenho de seu site e do seu blog.

Quando falamos em conteúdo, o objetivo do SEO é fazer com que seus textos conquistem boas posições nos mecanismos de buscas (tais como o Google).

Se você não tem conhecimento das técnicas de SEO, uma opção viável é contratar um redator profissional.


4. Criar conteúdo é diferente de reproduzir conteúdo

Pesquise o conteúdo de blog produzido por seus concorrentes. Isso é sensato. Mas não use essa pesquisa para copiá-los!

Aqui, nem mesmo nos referimos à cópia literal, já que é desnecessário dizer que plágio é, sempre, uma péssima ideia (para dizer o mínimo).

Estamos falando da cópia de assuntos, de estilo, de formato.

Veja o que a concorrência está fazendo e faça diferente.

Busque originalidade no recorte dos tópicos que você vai abordar. Busque uma linguagem própria. Busque formatos pouco explorados.

Parece muito complicado?

Sem dúvida, criar conteúdo para blog empresarial, seguindo tais diretrizes, demanda bastante trabalho. Mas vale a pena. Porque gera resultados.

Logo, o ideal é que você conte com a ajuda de um especialista em marketing digital para elaborar sua estratégia.

Aqui, na Agência TAI, contamos com profissionais experientes, que podem auxiliar sua empresa em todos os pontos que destacamos ao longo deste texto.

Portanto, se você deseja começar um blog do zero ou se prefere otimizar o conteúdo de um blog já existente, fale conosco!

Vamos trabalhar juntos para posicionar sua empresa onde ela merece: na primeira página do Google.


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