Você acaba de criar um site para sua empresa. Ele é rápido e o design está impecável.
Excelente! Afinal, esse é um bom ponto de partida para você desenvolver sua estratégia de marketing digital.
Porém… o desafio, agora, é outro.
Diante das páginas “em branco” do site, você deve estar se perguntando: o que devo escrever para que os clientes encontrem meu negócio no Google?
Pois bem, se essa é a sua preocupação atual, está na hora de aprender alguns segredos da produção de conteúdo para site.
Não sabe por onde começar?
Fique tranquilo. Nos tópicos abaixo, vamos te apresentar um guia que vai te ajudar nesse processo.
Confira as dicas da Agência TAI para criar um excelente conteúdo para site empresarial:
1. O conteúdo do site deve estar em sintonia com os interesses do público
Essa é, sem dúvida, a regra número 1 da criação de conteúdo para sites. E é, também, um dos pontos onde as pessoas mais cometem erros.
O problema acontece porque, ao imaginar o conteúdo ideal para o seu site, muitos acreditam que os textos devem responder a seguinte pergunta:
- O que eu quero dizer sobre meu negócio?
Natural pensar assim, já que o site é da sua empresa — e você deseja contar tudo sobre ela para seus potenciais clientes.
No entanto, é bastante provável que exista uma diferença entre o que você quer dizer e o que seu público deseja saber…
Portanto, a pergunta certa para orientar sua produção de conteúdo é:
- O que meus clientes desejam saber sobre meus produtos ou serviços?
Isso significa que você deve deixar de lado o que julga importante contar? De forma alguma! Mas lembre-se de que o objetivo do site é cativar seu público, apresentando uma oferta clara de solução para seus problemas e desejos.
Ou seja, o conteúdo do site não pode se reduzir a um “monólogo” sobre as qualidades da sua empresa.
Quer uma dica para não cair nessa armadilha? Então, ao avaliar o texto que você deseja publicar, questione-se:
- Isso é relevante para meu público?
- Estou respondendo qual pergunta ao escrever sobre isso?
- De que forma tal informação ajuda meu cliente?
Se não conseguir responder a essas questões, revise sua abordagem de conteúdo.
Leia também: Cuidados que você deve ter ao criar conteúdo para blog de sua empresa.
2. Conteúdo para site precisa ser simples, objetivo e fácil de encontrar
A dica aqui é seguir o modelo de “pirâmide invertida” ao apresentar seu conteúdo.
A tática da “pirâmide invertida” consiste em reservar o topo das páginas para as informações mais importantes.
Opte por frases curtas e não faça rodeios para chegar aos pontos principais.
Na sequência do texto, você pode adicionar informações complementares, que atendam dúvidas e necessidades mais específicas.
Essa tática é recomendada porque, geralmente, ao visitar sites, as pessoas demoram segundos para decidir se o conteúdo oferecido é aquele que elas estão buscando.
E, como realizamos a leitura a partir do topo da página, é lá que as informações essenciais devem estar.
3. O conteúdo de sites da concorrência pode te ajudar
Faça uma boa pesquisa e leia os conteúdos dos sites de seus concorrentes. Veja quais páginas eles priorizam, avalie como dispõem o conteúdo e procure identificar tanto os acertos quanto as falhas.
Obviamente, você não vai copiar coisa alguma!
Mas dispor de modelos e referências pode ser de grande ajuda para definir as seções que você deseja abordar em seu próprio site.
4. É importante saber dosar a quantidade de conteúdo no site
Não exagere ao produzir textos e acrescentar imagens às páginas do site da sua empresa.
Sempre que precisar desenvolver um assunto de forma mais aprofundada, é preferível que você opte por apresentá-lo como um artigo no seu blog.
Como afirmamos anteriormente, concentre-se em deixar as informações acessíveis —- o que significa se afastar de textos que exijam muito tempo de leitura e acabem tornando o visual de seu site “poluído”.
Contudo, considere que o conteúdo para site deve funcionar como vitrine do negócio.
Logo, cuidado para não pecar pela ausência de informações!
Afinal, se, por um lado, textos muito longos e abundância de imagens podem deixar seu leitor confuso, por outro lado, informações excessivamente enxutas (ou vagas) podem transmitir a ideia de que você tem pouco a oferecer. E, claro, deixar seu público igualmente confuso.
5. Adicionar provas sociais ao conteúdo do site é uma ótima estratégia
Sempre que possível, inclua comprovações de que as declarações que constam no seu site são verdadeiras.
Esse recurso é o que chamamos de prova social, e tem como principal objetivo fazer com que seu potencial cliente se sinta seguro ao confiar na sua empresa.
Para tanto, é possível utilizar:
- depoimentos de clientes;
- exemplos de cases de sucesso;
- estatísticas sobre suas vendas;
- mídias onde seu negócio foi destaque…
Você pode disponibilizar as provas sociais em uma página específica de seu site. Mas também seria interessante incluir algumas dessas provas nas páginas onde você lista o que faz e indica os benefícios de seus produtos ou serviços.
Seguindo essas 5 regras ao elaborar o conteúdo para o site da sua empresa, você chegará a um resultado excelente!
No entanto, sabemos que a teoria é diferente da prática… E, para quem não tem experiência na criação de conteúdos para marketing digital, a missão pode se tornar um tanto quanto “complexa”.
Por isso, além das 5 dicas que destacamos neste artigo, acrescentamos um conselho extra: procure um especialista que possa cuidar da produção de conteúdo para você!
Entre em contato com redatores freelancers ou agências que oferecem esse tipo de serviço. Peça orçamentos. Tire suas dúvidas!
Quer uma solução agora? Então converse com a TAI e confira nossas propostas!
Outros textos que podem te ajudar:
⇨ Importância do blog para seu negócio: estatísticas que vão te surpreender
⇨ Design e branding: 5 etapas para criar a imagem de sua marca