
Pequenas e médias empresas precisam ter um site próprio? Não seria melhor investir apenas em redes sociais?
Essa é uma dúvida muito frequente nas consultorias de branding que oferecemos aqui na TAI.
Afinal, embora a presença online seja entendida como necessidade básica por empresários e empreendedores dos mais diversos setores, isso não significa que todos devam seguir a mesma estratégia de marketing digital.
Então, como saber se a sua empresa precisa de um site?
O que você deve avaliar para tomar essa decisão?
Neste texto, vamos compartilhar alguns dos pontos que abordamos nas conversas com nossos clientes.
Assim, você poderá avaliar se a criação de um site para o seu negócio deve (ou não) figurar entre suas prioridades.
Criar um site torna sua empresa encontrável no Google
Ora, não é nenhum segredo que, hoje, as pessoas recorrem ao Google para obter informações e respostas às suas mais variadas necessidades.
Você deseja que seu negócio apareça nos resultados de consultas relacionados à sua área de atuação?
Presumindo que a resposta seja “sim”, o ideal é criar um site para sua empresa.
Por meio de um site, você pode investir em anúncios pagos (Google Ads) e também disponibilizar conteúdo otimizado para os mecanismos de busca.
Ou seja, as páginas de seu site podem ser escritas de tal forma que elas ofereçam as respostas que seus potenciais clientes estão procurando.
Tanto na criação de anúncios quanto na produção dos textos para seu site, é recomendável que você conheça e utilize uma série de técnicas — capazes de colocá-lo à frente da concorrência.
Você pode aprender a otimizar suas campanhas de Google Ads, bem como o conteúdo de seu site, buscando dicas e tutoriais na internet.
Outra sugestão é contar com ajuda de uma agência de marketing digital, que pode cuidar de todo esse processo para você.
Um site funciona como portfólio de produtos e serviços
Claro, você pode criar um e-commerce ou loja virtual, caso venda produtos online. Mas, aqui, pretendemos falar de sites para outros tipos de empreendimentos.
Por exemplo, sites para profissionais autônomos, MEIs ou profissionais liberais.
Se você se enquadra em alguma dessas categorias, considere criar um site para divulgar (e explicar) os serviços que você oferece. Acrescente dados sobre sua experiência profissional, exemplos de trabalhos executados (se tal recurso for aplicável à sua área de atuação) e depoimentos de clientes.
Enfim, se você procura por um modo prático para apresentar suas soluções, diferenciais e habilidades, aposte na criação de um site.
Você pode começar com um formato simples e, com o tempo, incrementá-lo com novas páginas, recursos e variedade de conteúdo.

Ter um site agiliza a comunicação com clientes
Em um site profissional, recomendamos que exista um formulário de contato. Assim, seus visitantes podem escrever mensagens, em qualquer momento do dia ou semana, sem a preocupação com horário comercial.
Convém lembrar que o site deve ser o mais completo possível em termos de formas de contato. Portanto, certifique-se de informar o número de telefone, WhatsApp, e-mail e os perfis de redes sociais de sua empresa.
Outro recurso interessante é a integração de mapas, que favoreçam a localização de seu endereço.
Porém, a comunicação é aprimorada quando você usa seu site para abordar as principais dúvidas de seu público-alvo.
Ou seja, as páginas de um site podem ser usadas para estabelecer uma conversa inicial com seus clientes, trazendo esclarecimentos relevantes.
A criação de um blog — para manter essa “conversa” atualizada e dinâmica — costuma ser um desdobramento natural.
Vamos falar sobre blogs em outro texto, com mais detalhes. Mas, se você tiver perguntas sobre o assunto, pode usar o campo de comentários (no final deste post) para indicá-las, ok?
Sites profissionais transmitem credibilidade
Considere o seu comportamento, como consumidor. Digamos que você tenha se interessado por um item que apareceu numa publicidade veiculada no Instagram. O produto é novo, de uma marca que você desconhece. Então você “dá um Google” e descobre que a marca não tem site próprio. Qual seu nível de confiança no produto?
A probabilidade de você desistir da compra é imensa. Porque… a marca parecerá amadora. Pouco transparente. De legitimidade questionável.
Quando é a sua empresa que não tem um site, o que garante que seus potenciais clientes não pensem exatamente o mesmo de seus produtos e serviços?
Criar um site confere autonomia e estabilidade
Nesse ponto, queremos comparar sites às redes sociais.
Na TAI, geralmente indicamos aos nossos clientes que busquem diversificar sua presença online, criando perfis nas redes sociais mais adequadas ao seu público-alvo.
Ou seja, de forma alguma excluímos a importância das redes sociais na estratégia de marketing e branding.
No entanto, sempre alertamos para dois pontos fundamentais:
- O interesse nas redes sociais é mutável. Aquela que, hoje, está em ascensão, pode ser substituída facilmente por uma opção mais atrativa, com formato de conteúdo diferente. Logo, é um risco muito grande criar uma estratégia pautada apenas nesse formato.
- A rede social tem um proprietário — que não é você… Isso significa que você não decide o que acontece com seu perfil. Nem mesmo é consultado quando a rede em questão decide mudar regras ou encerrar atividades.
A vantagem de criar um site para sua empresa é, justamente, garantir a estabilidade e autonomia que as redes sociais não podem te oferecer.
No seu site, você toma as decisões. Muda o que achar necessário, quando achar necessário.
Pode compartilhar conteúdos nos formatos mais variados — e atualizá-los, conforme seu público-alvo demonstre novos interesses.
Resumindo: sites não “saem de moda”. São adaptáveis e seguem as diretrizes que você determinar.
Agora, depois de tudo que você leu até aqui, retomo a pergunta: sua empresa precisa de um site?
Se você está disposto a dar esse passo, entre em contato com a TAI! Podemos te ajudar com a criação de um site ideal para suas necessidades.