Compartilhamento de ideias

Blog

Erros de marketing que sua empresa não pode cometer

Erros de marketing que não pode acontecer
Entenda quais erros de marketing sua empresa não pode realizar.

Uma estratégia de marketing bem pensada — elaborada a partir de estudos pertinentes ao público-alvo e coerente com a personalidade da marca — traz resultados surpreendentes para o seu negócio.

Afinal, é com o marketing que você direciona suas ofertas de produtos/serviços aos clientes certos, torna sua marca conhecida e consolida seu posicionamento no mercado.

Porém, caso você adote estratégias equivocadas e cometa determinados erros de marketing, o efeito pode ser desastroso.

Inclusive, existem erros de marketing que podem prejudicar a reputação de sua empresa a longo prazo, impactando diretamente na saúde de seu negócio.

Portanto, verifique a lista abaixo, cuidadosamente.

Se você estiver cometendo algum desses erros, é hora de reavaliar sua estratégia!


Erro de marketing nº 1: Falha no posicionamento da marca

O marketing deve ajudar os consumidores a entender a proposta de uma marca, compreendendo os benefícios de seus produtos/serviços e a qual público se destina.

Logo, se você oferece um produto de luxo, a abordagem deve ser diferente daquela que usaria se estivesse vendendo produtos populares, por exemplo.

É preciso definir seu foco. Saber quais características de seus produtos/serviços destacam sua empresa no mercado. Saber em que situações você quer ser lembrado por seus consumidores.

Enfim, você precisa ter convicção dos valores pelos quais pretende se tornar conhecido. E apostar neles ao elaborar sua estratégia de marketing!

No entanto, um dos erros de marketing mais comuns é, justamente, pecar nessa etapa do planejamento.

Muitas empresas realizam campanhas de marketing sem, antes, definir qual lugar específico pretendem ocupar na “mente e coração” dos consumidores.

Isso faz com que a comunicação seja confusa e as pessoas tenham dificuldade de identificar o verdadeiro propósito da empresa.

Em resumo: o marketing precisa ser coerente com o posicionamento que você quer atingir e legitimar.

Não execute nenhuma estratégia antes de definir como deseja que sua marca seja percebida. Linguagem, imagem e abordagem inadequadas irão gerar impressões erradas — ou fazer sua marca passar despercebida.

Leia também: Como criar o tom de voz da marca?


Erro de marketing nº 2: Não saber quem é o público-alvo da empresa

Dentre os erros de marketing, esse é um dos mais perigosos. E recorrentes.

Isso acontece quando as empresas julgam conhecer seus consumidores, com base em suposições.

Como você sabe quais são as preferências e necessidade de seu público-alvo? Você realizou pesquisas para chegar a essas conclusões?

Se a resposta é “não”, você está dando um tiro no escuro.

Quando você presume o que as pessoas procuram — utilizando sua experiência pessoal como parâmetro ou generalizando comportamentos de consumo —, a probabilidade de estar errado é enorme.

Se você não souber fazer pesquisas de mercado, procure profissionais que possam te ajudar nessa missão.

Onde encontrá-los?

Considere entrar em contato com uma agência de branding para verificar a disponibilidade desse tipo de serviço.

Nunca compre seguidores
Comprar seguidores é um dos erros de marketing que você, não pode cometer.


Erro de marketing nº 3: Falsas promessas

Sabemos que uma das funções do marketing é atrair clientes. Para alcançar esse objetivo, vale exagerar “um pouquinho” na promessa dos benefícios dos produtos/serviços? Ou, quem sabe, promover valores com os quais a empresa não está tão comprometida assim, mas que parecem causar impacto positivo em seu público-alvo?

Bem, se você já fez algo do gênero, deve conhecer a consequência.

Enganar seus clientes é, sem dúvida, um dos erros de marketing que mais prejuízos traz para sua empresa.

Uma vez desmascarado, será difícil reconquistar prestígio e credibilidade.

Ao notar que existe algum benefício ou valor importante para seu público-alvo, você pode adaptar os processos de sua empresa para atender a demanda.

Sustentabilidade, por exemplo, não era um quesito com o qual as marcas estavam muito preocupadas, anos atrás. Porém, com as exigências de seus consumidores, muitas investiram em soluções que estivessem alinhadas com tal preocupação.

Mudar e inovar é sempre necessário. Contudo, certifique-se de concretizar a mudança ou aprimoramento antes de divulgar a oferta.

Leia também: Cuidados que você deve ter ao criar conteúdo para blog de sua empresa.


Erro de marketing nº 4: Falsa popularidade

Não é só o que você afirma sobre seus produtos/serviços que precisa ser verídico. Também é fundamental que os depoimentos de clientes que você compartilha, bem como os seguidores que acompanham suas postagens nas redes sociais, sejam reais.

Claro, quando você está começando um negócio — ou, ainda que ele já exista há um bom tempo, seu investimento em marketing digital seja recente — é normal que sua popularidade não seja muito expressiva.

Isso pode te incomodar, porque você compara seu alcance com concorrentes… Então, aparece alguém “vendendo seguidores” e você considera a possibilidade.

Péssima ideia! Comprar seguidores é um dos erros de marketing que você, definitivamente, não pode cometer. Há vários motivos para isso, mas, aqui, vamos destacar o mais importante: você está mentindo para seus consumidores! E, fique ciente, eles logo vão perceber o “truque”.

Não há atalhos. Popularidade se conquista gradualmente, por meio de trabalho contínuo, consistente — e ético.

Leia também: Marketing no Instagram: 8 passos para desenvolver seu perfil.


Erro de marketing nº 5: Cuidar de tudo sozinho

Atualmente, existem muitas ferramentas e cursos disponíveis, facilitando a vida de quem deseja investir no marketing digital de sua empresa.

Contudo, veja se é esse, de fato, o caminho que você deseja seguir.

Você dispõe de tempo (e vontade) para se tornar um expert em todas as funções que o marketing exige para ser um recurso eficaz?

Você consegue ser um bom social media, um especialista em SEO e um designer criativo ao mesmo tempo?

Não seria mais produtivo delegar essas tarefas a outras pessoas, enquanto você dedica seu tempo ao exercício da sua profissão?

Acredite, um dos maiores erros de marketing é imaginar que, por conhecer bem seu negócio, você é a pessoa certa para elaborar estratégias de divulgação.

Entendemos que pode ser muito oneroso contratar funcionários para cuidar do marketing para você. Até porque, provavelmente, você teria que contratar uma pequena equipe para dar conta desse departamento da empresa.

Então, qual a solução ideal para pequenas e médias empresas?

Em vez de contratar vários profissionais, você terá acesso a todas as soluções de que precisa ao contratar uma agência de branding. Com um custo-benefício muito melhor.

Tem dúvidas quanto a isso? Entre em contato com a TAI! Vamos conversar sobre seu projeto, entender suas necessidades e elaborar uma proposta exclusiva para você!

Deixe um comentário

bolinhas pretas com fundo transparente

agência TAI!

Rua Domingos de Morais, 2781, conj. 310
04035-001, Vila Mariana, São Paulo, SP

atendimento

© 2020 Agência TAI Branding + Design + Marketing. Todos direitos reservados. DEV TAI + Sergio Etzel