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5 estratégias de marketing digital para psicólogos

5 estratégias de marketing digital para alavancar seu negócio.
Com boas estratégias de marketing digital, seu negócio pode tornar-se referência em sua área de atuação.

O marketing digital para psicólogos tem suas especificidades. Afinal, o terapeuta não pode promover seus serviços da mesma forma que uma loja de roupas o faria, por exemplo.

Psicólogos precisam respeitar os limites éticos — estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia — ao divulgarem sua clínica na internet.

Porém, as orientações do Conselho não devem ser vistas como um problema.

Ao contrário, elas favorecem a conquista de credibilidade e transmitem confiança ao público que busca informações sobre saúde mental em sites e redes sociais.

Assim, com a estratégia de marketing digital certa, bons profissionais podem se tornar referências em suas áreas de atuação, aumentando a visibilidade de seu negócio e atraindo novos clientes — tudo isso sem desrespeitar as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.

Mas, como chegar a esse resultado?

Em quais táticas de marketing digital para psicólogos vale a pena investir?

Neste texto, vamos te apresentar ideias que vão te ajudar a identificar excelentes possibilidades.

Confira!

As 5 estratégias mais eficazes de marketing digital para psicólogos

Fique tranquilo. Você não precisa, necessariamente, fazer investimentos no marketing digital de seu consultório cobrindo todas as estratégias que indicamos aqui.

Entendemos que a ideia de atuar em tantas frentes pode parecer esmagadora!

O ideal é que você identifique seus objetivos imediatos (por exemplo, atrair novos clientes, educar o público ou tornar sua marca mais conhecida) e, a partir deles, escolha as estratégias apropriadas.

Com o tempo, você pode diversificar suas táticas de presença online, explorando novos recursos.

Então, por onde começar?

Não há um caminho único. Por isso, é importante que você converse com profissionais especialistas em branding para obter o melhor direcionamento.

Aqui, vamos compartilhar as principais sugestões que fazemos aos nossos clientes.

Mas lembre-se de que você pode entrar em contato conosco para possamos, juntos, desenvolver um plano de marketing que atenda às suas necessidades e expectativas.

As dicas de marketing digital para psicólogos que listamos, a seguir, vão te ajudar a definir seus próximos passos.

Criar redes sociais que seu publico-alvo esteja
Crie perfis nas redes sociais que seu público-alvo utilize.


1. Crie um ótimo site

Não há como falar em marketing digital para psicólogos sem ressaltar a importância de um site.

Você pode começar com um perfil no Instagram ou um canal no YouTube.

Mas, acredite, não vai demorar muito para você perceber que a criação de um site é imprescindível.

Explicamos o porquê dessa necessidade no texto “Sua empresa precisa criar um site”. Sugerimos que você leia esse artigo para tirar suas dúvidas. De todo modo, vamos apontar 2 motivos básicos:

  • Um site profissional transmite credibilidade ao seu negócio.
  • É por meio de um site que seu consultório será facilmente encontrado por seus clientes, a partir de buscas no Google.

Porém, quando falamos em “ótimo site”, não imagine que isso implique em gastos exorbitantes ou projetos extremamente complexos.

Na verdade, para que seu site seja excelente, ele só precisa atender às seguintes características:

  • Ter uma estética agradável, compatível com a identidade visual de sua marca.
  • Ser rápido e fácil de navegar.
  • Apresentar as informações que os clientes procuram.

Priorize esses 3 aspectos e você terá um site adequado a qualquer objetivo que você tenha em mente — agora ou no futuro.

Leia também: 5 regras que você deve seguir ao elaborar conteúdo para site.


2. Configure suas informações no Google Meu Negócio (Perfil da Empresa)

O Google Meu Negócio (ou Perfil da Empresa, como agora é chamado) é uma ferramenta de marketing gratuita que permite:

  • Compartilhar informações essenciais sobre seu consultório (endereço, telefones de contato e horário de funcionamento, por exemplo).
  • Interagir com seus clientes.
  • Publicar fotos e vídeos relacionados à sua clínica de psicologia.
  • Aparecer nas buscas do Google e no Google Maps.

O recurso é fácil de operar e possibilita atualizações, edições e acréscimos de informações, sempre que você desejar.

Certamente, ao pensarmos em boas estratégias de marketing digital para psicólogos, o Google Meu Negócio/Perfil da Empresa é uma opção que você não deve ignorar!


3. Faça anúncios na internet

Investir em tráfego pago (anúncios online) é uma solução que pode trazer ótimos resultados.

Existe a possibilidade de anunciar no Google, no Facebook, no Instagram, no YouTube…

Cada plataforma de anúncio tem suas particularidades e, para fazer sua escolha, você deve levar em consideração o público que deseja atingir.

No caso de marketing digital para psicólogos, a alternativa mais oportuna costuma ser o Google Ads.

Se você estiver interessado nesse tipo de serviço, a TAI pode te ajudar. Entre em contato conosco para que possamos te explicar como criamos campanhas otimizadas.

ter um site gera credibilidade
Criar um site profissional transmite credibilidade ao seu negócio.


4. Invista em marketing de conteúdo

Um elemento-chave do marketing digital para psicólogos é, sem dúvida, a manutenção de um blog.

Com bons conteúdos, os artigos do seu blog podem chegar à ambicionada primeira página do Google — o que será de grande valia para tornar sua marca mais conhecida e atrair novos visitantes ao seu site — e construir a sua  autoridade na internet.

Em seus textos, preocupe-se em oferecer informações valiosas aos pacientes (ou visitantes do blog).

Mas não esqueça de cuidar da parte técnica também. Os textos precisam ter as características certas para que os mecanismos de buscas (como o Google) possam reconhecê-los como bons conteúdos.

Mais uma vez, se precisar de ajuda nesse quesito, conte com a TAI!

Leia também: Importância do blog para o seu negócio: estatísticas que vão te surpreender.


5. Esteja onde seu público está

Nossas sugestões não estariam completas se não incluíssemos as redes sociais como recurso de marketing digital para psicólogos.

Porém, esse assunto pode ser um pouco mais complicado do que, a princípio, parece.

Você saberia responder, por exemplo, em quais redes sociais o seu consultório deve ter um perfil próprio?

Alguns acreditam que é necessário ter um perfil em todas as redes sociais relevantes.

Mas essa estratégia pode gerar mais confusão do que resultados.

Prefira optar por criar perfis nas redes sociais que seu público-alvo utiliza. E, nesses perfis, seja presente. Poste conteúdos com frequência. Responda às perguntas. Mostre-se disponível.

É melhor se concentrar em uma ou duas redes — e fazer um bom trabalho — do que tentar cobrir 15 ambientes diferentes, sem conseguir interagir com a atenção que seu público merece.

Outro ponto importante, relativo às redes sociais, são as suas expectativas. Evite se apegar ao número de seguidores ou quantidade de likes que suas publicações recebem. Afinal, estratégias de marketing digital para psicólogos devem priorizar o acesso à informação, por parte de seus clientes, e não uma imagem de popularidade na internet.

Leia também: Marketing no Instagram: 8 passos para desenvolver seu perfil.


As dicas que descrevemos aqui foram úteis para você? Você tem outras dúvidas sobre marketing digital? Escreva para nós, no campo dos comentários!

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