![Ter o poder da diferenciação é ser identificada pelo seu consumidor, somente a imagem utilizada. Importancia de bom logotipo](https://taibranding.com.br/wp-content/uploads/2022/05/identidade-visual-tai-1.jpg)
Se você está começando um negócio — ou investindo no rebranding da empresa — precisa ter uma boa noção sobre a importância da identidade visual nesse processo.
Afinal, como a expressão indica, a identidade visual tem a função de mostrar, ao público-consumidor, “quem é” sua empresa, transmitindo personalidade a partir de um conjunto de recursos visuais.
E quais recursos seriam esses?
Uma forma de entender o que compõe a identidade visual é considerar todos os símbolos e elementos gráficos utilizados para informar as características (valores, conceitos e posicionamento) de uma empresa. Paleta de cores, tipografia, logotipo, fotografias e ilustrações, por exemplo.
Agora, atenção! Sem o entendimento correto sobre a finalidade da identidade visual, muitas empresas cometem o erro de focar, apenas, no lado “estético” ao escolher os elementos que devem representá-las. Ou seja: optam pelo logotipo que consideram “mais bonito”, pela tipografia que parece mais agradável ou pelas cores que refletem suas preferências pessoais.
Mas, para que a identidade visual cumpra sua missão, os critérios de escolha devem ser outros!
Então, o que deve orientar a elaboração de uma identidade visual eficiente?
Para chegar à resposta a essa pergunta, primeiro, você deve conhecer os motivos que justificam a importância da identidade visual.
Na sequência deste texto, vamos deixar isso claro para você.
Importância da identidade visual para informar o que sua empresa faz
![Executar bem uma identidade visual é instigar, emocionar e atrair os consumidores](https://taibranding.com.br/wp-content/uploads/2022/05/identidade-visual.jpg)
A mensagem visual tem um poder incrível. Afinal, mais de 80% de toda a informação que o ser humano capta do exterior é obtida visualmente.
Sendo assim, se você espera que os consumidores deem atenção à sua empresa — conseguindo entender que tipo de produto ou serviço você oferece — não pode se dar ao luxo de ignorar o impacto de uma identidade visual bem definida.
Mas não basta descrever a oferta para que as pessoas tenham essa informação?
A verdade é que um visual “errado” (ou seja, incoerente com os valores que sua marca deseja proporcionar) pode confundir seus potenciais consumidores. Nesse caso, eles sequer leem o que você tem a dizer, porque a mensagem visual causou uma primeira impressão desfavorável.
Lembre-se: os elementos da identidade visual (cores, formas, ícones…) devem estar atrelados a significados. Devem sugerir o DNA de sua marca. Devem dizer o que você faz, como faz e porquê faz.
Em resumo: quer você venda chás ou pneus, sua identidade visual deve ser capaz de comunicar seu segmento de mercado, de forma inteligente. Além disso, necessariamente, a identidade visual precisa traduzir os benefícios com os quais seus produtos/serviços estão comprometidos. Momentos de tranquilidade, no caso dos chás; segurança, nos casos dos pneus — por exemplo. Afinal, você não vende apenas “coisas”. Você também vende valores.
Com uma identidade visual bem elaborada, seu público-alvo saberá o que sua empresa oferece (e o que esperar de seus produtos e serviços) muito antes de concretizar a compra.
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Importância da identidade visual para diferenciar sua empresa da concorrência
Grandes marcas, como Apple e Coca-Cola, sabem utilizar sua identidade visual de forma ímpar. Elas são tão consistentes no que fazem que os consumidores conseguem identificar seus anúncios apenas pelo estilo de imagens utilizado.
Claro, há diferença no orçamento disponível para grandes marcas e para os pequenos negócios. Mas você deve ter essas referências em mente ao pensar na importância da identidade visual para o seu negócio — pois tal poder de diferenciação é exatamente o que você precisa ambicionar.
Se você não quer passar despercebido no feed do Instagram de seus clientes, se não quiser que sua marca seja confundida com a marca concorrente, se não quiser parecer uma cópia (ou “mais do mesmo”) em um mercado extremamente competitivo, sua identidade visual deve ser elaborada a partir desses objetivos!
Mas, não se engane. Criar uma identidade visual coerente, funcional e capaz de se destacar não é uma tarefa fácil.
Portanto, se essa não for sua expertise, prefira confiar o trabalho a profissionais.
![Uma boa identidade visual é capaz de comunicar seu segmento de mercado.](https://taibranding.com.br/wp-content/uploads/2022/05/se-diferenciar-dos-concorrentes.jpg)
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Importância da identidade visual para transmitir credibilidade e confiabilidade
Como acabamos de dizer, a criação da identidade visual não é um trabalho para amadores. Inclusive, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destaca a importância desse cuidado.
Ao falar sobre o tema, em seu site, o Sebrae alerta para o risco que as empresas assumem ao criar sua identidade visual sem o devido conhecimento técnico: os resultados tendem a ser decepcionantes.
Ou seja, mal elaborada, a identidade visual depõe contra o negócio! Transmite uma ideia de amadorismo, negligência e qualidade questionável. Em função dessa imagem, os consumidores podem deduzir que os produtos/serviços e atendimento oferecido pela empresa também têm essas características.
Por outro lado, uma identidade visual bem executada é capaz de instigar, emocionar e atrair o interesse dos consumidores. Mesmo novos negócios — ou seja, que não são reconhecidos, de imediato, pelo público — podem chamar a atenção e vencer o obstáculo da desconfiança (já que a marca ainda não é “famosa”) se conseguirem se apresentar com a identidade visual adequada.
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Ainda tem dúvidas sobre a identidade visual de uma empresa? Não se preocupe, falaremos mais sobre o assunto em nossas próximas postagens.
Mas você também pode conversar com a TAI para obter todas as orientações que precisa! Escreva para nós, usando o formulário do site, ou entre em contato por telefone (11) 2359-1828 ou WhatsApp (11) 97162-4884.