Garantir a presença de sua marca nas redes sociais é imprescindível. Mesmo que seja um perfil básico.
Ele servirá para transmitir credibilidade.
Também irá estreitar seu relacionamento com os atuais e os possíveis clientes.
E, claro, aumentará suas chances de ser encontrado nas buscas online.
Mas, em qual — dentre todas as redes sociais — investir?
Uma das apostas certas é o Instagram. Públicos de todas as idades e tipos de interesses circulam por lá.
Portanto, independente do seu nicho de mercado, o Instagram deve fazer parte de sua estratégia de marketing digital.
Agora, por onde começar?
Elaborei um passo a passo rápido, que deve te orientar neste primeiro momento.
Se quiser ajuda ou dicas extras em alguma etapa, pode contar com a gente.
1. Crie uma conta comercial no Instagram
Se você já tem um perfil no Instagram, pode fazer a alteração nas configurações do aplicativo.
Ou pode criar, do zero, uma conta exclusiva para sua empresa. Nesse caso, opte pelo cadastro como conta comercial enquanto segue o passo a passo da configuração do novo perfil.
Por que a opção por conta comercial é importante?
Porque apenas nessa modalidade você tem acesso às métricas de visualização e alcance de suas postagens. Também conhecerá dados quanto ao perfil de seus seguidores (faixa etária, localização, gênero…) e poderá configurar anúncios — caso deseje investir em publicidade paga.
2. Otimize sua conta do Instagram
O segredo para obter sucesso com sua estratégia de marketing no Instagram consiste em prestar atenção aos detalhes.
Afinal, como você já deve ter reparado, as informações que você pode disponibilizar na base do seu perfil são sucintas.
Sendo assim, cada campo a ser preenchido deve ser aproveitado com inteligência.
- Por exemplo, ao escolher o nome de usuário, vá pelo caminho da simplicidade.
Evite uso de símbolos e números.
Tente um @nomedeusuario que seja fácil de lembrar (e digitar). - No espaço da biografia (bio), resuma o propósito de seu negócio — adicionando um toque de personalidade.
Você pode alterar o texto sempre que desejar. Faça testes até chegar numa frase que transmita valor genuíno. Memorável, de preferência. - Há espaço para um único link (url) no perfil. Em geral, as empresas utilizam esse espaço para divulgar seu site ou postagens recentes de blog.
Você pode modificar/atualizar esse campo com a frequência que quiser. - Por último, mas extremamente importante: sua foto de perfil.
Use seu logo ou uma foto pessoal — caso seu negócio esteja muito associado à sua imagem.
O que importa é que as pessoas reconheçam a identidade profissional ao encontrarem o perfil.
3. Faça postagens variadas
O marketing no Instagram não dá resultado quando seu feed se limita a “anúncios” de produtos e serviços. Isso logo fica enfadonho para quem te segue.
Mesmo empresas bem estabelecidas no mercado — como a Nike — se preocupam em fazer postagens que revelam o “espírito” da marca. Portanto, aprenda e siga o exemplo.
- Poste fotos dos “bastidores” de seu negócio.
- Proporcione informações valiosas, que despertem curiosidade e sejam úteis.
- Crie conexões por meio de vídeos curtos que estabeleçam uma conversa.
- Conte histórias, sempre que possível.
- Reposte conteúdos interessantes de outros perfis. Dando os devidos créditos, obviamente!
4. Seja consiste na periodicidade de suas postagens
Não adianta postar 40 imagens de uma vez e, depois, deixar o perfil do Instagram esquecido. Redes sociais exigem atualizações constantes.
Depois de poucos dias (ou horas!) suas postagens não irão mais aparecer no feed de ninguém.
Logo, produza e compartilhe conteúdo novo com frequência.
Qual a frequência ideal para postar no Instagram?
Se for possível, todos os dias.
Mas não se trata de uma regra.
Na verdade, é preferível que você poste menos (que tal 3 vezes por semana?), se assim conseguir garantir maior qualidade às suas publicações.
5. Use hashtags nas publicações do Instagram
As hashtags podem aumentar o alcance de suas publicações e atrair novos seguidores.
Para aproveitar o recurso, observe estas dicas:
- É interessante postar hashtags que se refiram ao local de seu negócio (cidade e bairro, por exemplo), caso você atenda um recorte geográfico específico.
- Faça pesquisas antes de postar hashtags quaisquer.
- Equilibre entre hashtags populares (mais de 100.000 publicações) e outras menos concorridas (entre 1.000 e 20.000 publicações).
- Outra opção é incluir uma hashtag personalizada, que faça alusão ao nome do seu negócio.
- O Instagram permite que você adicione até 30 hashtags por publicação. Porém, ficar nesse limite não é uma boa prática. Algo entre 7 e 15 hashtags é uma ideia melhor.
- Use hashtags diferentes, de acordo com o conteúdo de sua publicação.
6. Escreva boas legendas
No início, o Instagram era uma rede social totalmente focada em imagens. Mas esse tempo já passou.
Atualmente, o conteúdo textual é tão importante quanto a imagem do feed.
Isso não significa que você, necessariamente, precisa produzir um texto imenso para cada legenda.
Alguns usuários da rede leem apenas as duas primeiras linhas (que aparecem enquanto rolam o feed).
Outros, gostam de posts com informações mais detalhadas (você tem até 2.200 caracteres para conquistá-los).
Como chegar à fórmula ideal?
Só há um caminho: experimente legendas de tamanhos variados. E veja quais atraem o público que te interessa.
Talvez, mais importante que acertar no “volume de palavras”, seja encontrar o “tom de conversa” adequado com seus seguidores.
Busque uma “voz” para sua empresa. Imprima um estilo. Tanto no que se refere à escrita quanto às imagens que irá compartilhar.
7. Não deixe seus seguidores no vácuo!
A partir do momento em que você cria um perfil nas redes sociais, deve assumir o compromisso de gerenciá-lo.
Revise, todos os dias, sua caixa de mensagens.
Responda comentários.
Dê atenção a todos os seguidores que interagirem com você.
Mesmo que alguns entrem em contato buscando serviços que você não oferece.
A forma como você se comunica pode resultar numa indicação ou boa referência.
Seu silêncio, por outro lado, só vai gerar antipatia pelo perfil.
8. Tenha paciência para obter resultados com marketing no Instagram
Você vai ouvir esse mandamento do marketing digital com muita frequência. Especialmente no que se refere às estratégias orgânicas (ou seja, estratégias que não envolvem anúncios e publicidade paga).
O que vai te ajudar, nesse caminho, é se manter informado sobre tendências e novos recursos do Instagram. Atualizações aparecem de tempos em tempos.
Também evite práticas que podem ser punidas — usar automação, “comprar” seguidores, curtir muitas fotos num breve espaço de tempo, etc.
E, principalmente, busque qualidade e autenticidade em sua comunicação.
É possível que você tenha que se adaptar e reinventar estratégias durante o processo.
Mas, como dizem, “daqui um ano, você vai desejar ter começado hoje”.
Se quiser companhia durante o caminho, volte aqui pra gente conversar!