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4 estratégias de branding para criar uma marca forte

Uma marca forta agrega valor ao produto e/ou serviço diante do mercado
Ter uma marca forte ajuda sua empresa a ficar na mente dos seus consumidores, se diferenciando das concorrentes.


O que é necessário para construir uma marca forte, bem-sucedida, que seja lembrada — e preferida — pelos consumidores?

Ao buscar respostas para essa pergunta, muitos irão destacar a importância da marca estar atrelada a um produto ou serviço de excelência.

Afinal, marcas fortes só se sustentam quando representam empresas que prezam pela qualidade daquilo que oferecem.

Porém, convenhamos, o compromisso com bons produtos e serviços é o mínimo que se espera de qualquer negócio!

Ou seja, é o ponto de partida. Mas, de forma alguma, podemos imaginar que o trabalho para por aí.

Marcas fortes se diferenciam da concorrência. Criam vínculos com seus clientes. Propõem experiências memoráveis e sabem se fazer presentes no mercado.

E não se engane: para chegar nesse patamar, não é preciso fazer um grande investimento financeiro.

Este texto vai provar que, com as estratégias de branding certas, você pode criar uma marca forte, independente do orçamento e tamanho de sua empresa.

Confira as sugestões da agência TAI e saiba o que fazer para destacar sua marca.


1. Defina a personalidade da sua marca

Personalidade é o mandamento número 1 para criar uma marca forte.

Mas no que consiste a personalidade de uma marca?

Esse tópico é complexo e merece um debate à parte. Vamos detalhá-lo em outros textos (portanto, fique de olho nas postagens aqui no blog).

Hoje, faremos apenas um apanhado geral (um resumo) do que vem a ser a personalidade — ou DNA da marca — para que você comece a pensar a respeito, ok?

Pois bem, para definir a personalidade de sua marca, considere aquelas características às quais você pretende se manter fiel.

Pense nas qualidades que você espera que seus consumidores referenciem quando falarem de seu negócio.

Se você não faz ideia de quais características seriam essas — seja porque nunca refletiu sobre isso ou porque está começando seu negócio agora e não tem certeza sobre a direção que pretende tomar — você pode experimentar fazer um exercício simples.

Procure marcas — de seu nicho de mercado ou de outros setores — que você admira. Identifique, nessas marcas, as qualidades que chamam sua atenção e que você gostaria de traduzir para seu negócio.

Observe diferentes aspectos:

  • linguagem utilizada na comunicação em redes sociais;
  • estética do logotipo;
  • apresentação de produtos;
  • cores, imagens e tipografia presentes no site da marca.

Esse exercício te ajudará a pensar na personalidade da marca de uma forma mais concreta.

Claro, não se trata de copiar coisa alguma! Mas referências sempre são bem-vindas quando estamos definindo estratégias de branding. Use-as para fazer um painel aspiracional e, a partir delas, crie suas próprias metas e conceitos.


Leia também:

  • Como fazer um brand book: saiba como produzir o guia onde todas as características relacionadas à identidade de sua empresa estarão listadas.
  • Design e branding: 5 etapas para criar a imagem de sua marca.


2. Crie relacionamento com seu público consumidor

Seu negócio jamais será uma marca forte enquanto estiver focado, exclusivamente, nas transações comerciais.

Logo, não se restrinja a exibir um “catálogo de produtos e serviços” ao cuidar do marketing de sua empresa.

Procure estreitar a comunicação com seu consumidor. Trate-o como um indivíduo, não como um número.

Conquiste seu público-alvo oferecendo atenção e conteúdo personalizados. Responda dúvidas, interaja, privilegie o diálogo.

A economia atual não tem mais espaço para marcas preocupadas, apenas, com o momento da venda. Portanto, aposte no marketing de relacionamento.

Ter estratégia de Branding é ter sua marca reconhecida pelos seus clientes.
A essência do Branding é criar a melhor experiência possível para o seu cliente.


3. Esteja nos lugares certos

O branding da marca acontece em todos os pontos de encontro que ela promove com seu cliente (ou potencial consumidor), correto?

Sendo assim, é fundamental pensar muito bem sobre tais pontos de contato.

Essa regra vale tanto para os endereços físicos que sua marca ocupa quanto para os endereços virtuais onde ela será localizada.

Então, tenha cuidado: é um erro pensar que a marca forte é aquela que se faz onipresente.

Qualidade é mais importante do que quantidade.

Por exemplo: não é necessário criar perfis em todas as redes sociais disponíveis.

Especialmente se a sua empresa é pequena — ou se os seus recursos para o marketing digital não são ilimitados.

Prefira optar pelos canais de comunicação mais coerentes com o perfil de seu público-alvo. E, nessas mídias, proporcione o melhor atendimento, interação e conteúdo. É uma estratégia mais inteligente do que tentar ocupar vários espaços e não dar conta da demanda de comunicação exigida.

Seja forte onde você consegue estar. Com o tempo, você pode expandir e aprimorar os pontos de contato.


Confira artigos que vão te ajudar nessa decisão:



4. Seja coerente com sua promessa

Sempre que você oferece um produto ou serviço, você se compromete com determinados valores. Eles resumem o propósito de sua marca e sinalizam o que os consumidores vão adquirir ao optar por sua empresa.

Contudo, seja cauteloso ao fazer tais promessas. Certifique-se de que suas palavras correspondem, de fato, às suas ações.

Usar palavras cativantes, que se conectam às buscas que estão em alta, pode parecer inofensivo.

Mas, se você não conseguir colocar em prática e entregar os produtos e serviços, da forma como os descreveu, em vez de conquistar o posto de marca forte, você acabará adquirindo uma péssima reputação. E isso pode acontecer de forma muito rápida.

Não prometa produtos veganos se você não tem pleno conhecimento de toda a cadeia que precisa respeitar para chegar a esse resultado. Não prometa preços baixos, agilidade de entrega, exclusividade ou performance extraordinária sem, antes, se certificar de que seu produto ou serviço corresponde a esses adjetivos.

Uma forma de elaborar uma promessa de marca forte (e verdadeira) é analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de sua empresa.

Se você quiser conversar a esse respeito, entre em contato conosco!

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