Dar início a uma estratégia de marketing costuma ser um grande desafio para pequenas e médias empresas. Afinal, é difícil concorrer com negócios já bem estabelecidos, que investem pesado em campanhas de divulgação de produtos e serviços.
Como conquistar relevância e autoridade nesse cenário?
Bem, se você está diante desse impasse, há uma alternativa muito promissora e que você deve considerar.
Estamos nos referindo ao marketing de nicho.
Já ouviu falar sobre essa tática?
Resumidamente, podemos dizer que o marketing de nicho concentra sua comunicação na oferta de um produto/serviço bastante específico.
Ou seja, em vez de tentar vender inúmeras soluções, o marketing de nicho destaca a especialidade da empresa, que tem como foco um público-alvo bem definido.
Mas por que é vantajoso apostar na estratégia de marketing de nicho?
Não seria melhor tentar atrair o máximo possível de consumidores e, assim, obter mais vendas?
Vamos começar nossa conversa sobre o marketing de nicho deixando claro que segmentar o público-alvo não implica em prejuízo nas vendas.
Esse receio é comum porque, num primeiro momento, você pode pensar que produtos ou serviços muito específicos reduzem o alcance de sua marca.
Porém, é preciso considerar que, mais importante do que tentar chamar a atenção é, de fato, recebê-la.
E conseguir a atenção, gerar interesse e aparecer como alternativa para seu público não é uma tarefa fácil. Especialmente quando o que você oferece é algo que seus potenciais clientes podem adquirir em outras empresas, já consolidadas no mercado.
Quando você é “mais um”, mesmo que ofereça produtos e serviços excelentes, seus investimentos em marketing digital tendem a demorar um bom tempo até apresentarem resultados satisfatórios.
Por outro lado, quando sua empresa apresenta soluções mais específicas — atendendo, com excelência, uma necessidade ou desejo pontual — suas chances de despontar como autoridade (especialista) no assunto são muito maiores.
Para você ter uma ideia, além de obter resultados mais rápidos, as vantagens de investir no marketing de nicho incluem:
- Concorrência reduzida (se você conseguir ser bastante inovador, a concorrência direta pode sequer existir, ao menos inicialmente).
- Margens de lucro mais expressivas (as pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto que atenda suas necessidades específicas).
- Fidelização de clientes (quando você atende às necessidades exclusivas do seu nicho, oferecendo produtos/serviços que não são facilmente encontrados, seus clientes tendem a procurá-lo como primeira opção, sempre que tiverem novas demandas).
- Maior visibilidade (competindo em segmentos menos explorados, é bastante provável que sua empresa conquiste posições privilegiadas em sites de busca, especialmente no Google — desde que, obviamente, você use as estratégias certas para otimizar seu conteúdo).
- Favorece o marketing boca a boca (seu produto ou serviço é um “achado”? Tenha certeza de que as pessoas estarão dispostas a falar sobre ele, espontaneamente — e recomendá-lo com convicção).
- Otimização dos recursos financeiros (sua estratégia e esforço de marketing é focado em um público específico, portanto reduzido, e com menor concorrência, como citado anteriormente)
Disposto a aplicar o marketing de nicho para potencializar a presença do seu negócio? Então avance para o próximo tópico deste texto!
Como fazer o marketing de nicho?
Lógico, não há apenas um modo de utilizar o marketing de nicho para a sua empresa. O ideal é que você possa contar com a assessoria de uma agência de branding, para identificar as melhores oportunidades e organizar o passo a passo da estratégia.
Aqui, vamos apresentar as etapas básicas do processo, de modo que você possa avaliar as soluções que sua empresa é capaz de oferecer e ver como o marketing de nicho pode ajudar a destacá-las.
Vamos lá?
Passo 1. Identifique lacunas
O marketing de nicho funciona porque atende a perguntas existentes — mas que carecem de boas respostas.
Ou seja, você não vai “inventar” seu nicho, criando ofertas de produtos ou serviços desconectados com as necessidades do mercado.
O que você precisa fazer é ouvir o público-alvo de seu negócio e descobrir a demanda reprimida.
Passo 2. Aprimore seus conhecimentos
Não pense que basta acenar com uma alternativa viável para seus potenciais clientes que eles comprarão sua ideia.
Ou melhor, até podem se interessar por sua proposta. Mas, ao perceberem que sua oferta é apenas apelativa — e pouco eficiente —, a reputação de sua empresa irá por água abaixo.
Logo, antes de tentar se vender como um especialista, seja um especialista!
Estude tudo o que puder e mantenha-se constantemente atualizado sobre o nicho que optou por atender.
Leia também: Erros de marketing que sua empresa não pode cometer.
Passo 3. Faça as adaptações necessárias
Direcionar seus esforços para atingir um nicho de mercado não significa, necessariamente, que sua empresa ficará restrita àquele tipo de produto ou serviço. Você pode, perfeitamente, oferecer outras soluções, menos especializadas e direcionadas, caso disponha de recursos para isso.
Contudo, para que o marketing de nicho dê resultados, você deve concentrar toda sua estratégia de comunicação no seu diferencial.
Isso significa que o tom de voz da marca e a identidade visual de sua empresa precisam ser coerentes com o nicho de público com quem você deseja se comunicar.
Nessa etapa, caso sua empresa já disponha de logotipo, site institucional e perfis nas redes sociais, por exemplo, é possível que seja necessário operar modificações e fazer o rebranding da marca, a fim de assegurar o correto posicionamento do negócio.
Passo 4. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
O marketing de nicho permite que você seja encontrado por pessoas que procuram exatamente aquilo que você tem condições de oferecer — com exclusividade e excelência.
Mas, para ser encontrado, você precisa saber como as pessoas realizam suas buscas, não é mesmo?
Dessa forma, é crucial que você conheça o seu consumidor e entenda em quais redes sociais ele está presente, quais conteúdos prefere consumir (textos? vídeos? recomendações de influenciadores?) e, então, se fazer presente nesses canais.
Não é preciso estar em todos os lugares! O que importa é garantir que sua empresa ofereça conteúdo oportuno, onde as pessoas buscam informações.
Uma sugestão é investir em um blog especializado, pois, em geral, as pessoas consultam o Google quando têm dúvidas ou procuram opções de produtos/serviços que atendam suas necessidades. Produzindo bons conteúdos, direcionados a públicos específicos, suas chances de conquistar a primeira página do Google são significativas.
Outra alternativa é criar um canal no YouTube e produzir conteúdos que se conectem com os interesses do seu nicho de mercado. Com o aumento no consumo de vídeos, é importante considerar essa possibilidade.
As redes sociais, Facebook, Instagram, Tiktok etc, são importantes canais que deva considerar em sua estratégia de marketing – e dependendo do seu negócio, elas podem ser as principais.
Leia também: Importância do blog para seu negócio: estatísticas que vão te surpreender.
E então, você acredita que pode aplicar o marketing de nicho em sua empresa?
Tem dúvidas sobre a estratégia?
Converse com a TAI! Podemos te ajudar a elaborar a estratégia de marketing ideal para o seu negócio.