Você já deve ter percebido que há um número crescente de médicos — e outros profissionais de saúde — que vem utilizando redes sociais como YouTube, TikTok e Instagram para divulgar conteúdos pertinentes às suas áreas de atuação.
Hospitais e clínicas não ficam de fora dessa tendência. Muitos investem em sites e blogs, onde compartilham informações que auxiliam as pessoas a obter melhor entendimento sobre sintomas, doenças e tratamentos, por exemplo.
Independente da estratégia utilizada, o motivo do investimento no marketing digital médico é o mesmo: atualmente, quem procura por um hospital, um médico ou mesmo por uma doença, costuma iniciar sua busca pela internet.
Logo, garantir presença online é crucial para o profissional que deseja ser encontrado por possíveis pacientes.
Para sermos mais exatos quanto à relevância do marketing digital para médicos, podemos usar algumas estatísticas:
- 83% dos usuários de internet pesquisam online por informações de saúde — sendo que o número sobe para 96% quando consideramos a faixa etária de 18 a 49 anos (Pew Research Center).
- Aproximadamente 7% de todas as pesquisas no Google são relacionadas à saúde (Becker’s Healthcare).
- 70.000 pesquisas relacionadas à saúde são realizadas por minuto, todos os dias (Becker’s Healthcare).
Perder a oportunidade de aparecer nos resultados das pesquisas online é, portanto, assumir o risco de se tornar “quase” invisível quando os pacientes precisam de ajuda para tomar suas decisões.
Agora, se você já está ciente da necessidade de investir no marketing digital médico — mas não sabe por onde começar — não se preocupe!
Neste texto, você encontrará respostas às suas dúvidas.
Siga a leitura e confira!
1. Qual a melhor estratégia de marketing digital para médicos?
Existem diferentes estratégias de marketing digital médico que funcionam muito bem. O que vai definir qual o melhor caminho para você depende da análise de fatores como:
- Características do seu público-alvo;
- Seus objetivos e expectativas quanto aos resultados das ações de marketing;
- Localização de seu consultório (por exemplo, profissionais que atendem em cidades do interior, onde a concorrência é menor, podem conseguir ótima visibilidade com estratégias mais simples e de baixo custo);
- Orçamento que você pretende destinar ao marketing médico.
Certamente, se você não tem um bom conhecimento sobre marketing digital, você enfrentará dificuldades para encontrar a melhor estratégia. Por isso, recomendamos que você entre em contato com uma agência de branding e conte com assessoria de profissionais especializados para orientá-lo.
De forma geral — apenas para que você tenha uma noção do que deve fazer — podemos dizer que uma estratégia de marketing digital para médicos precisa incluir:
- Um site profissional e responsivo;
- Produção de conteúdo original (e que realmente seja útil aos seus pacientes);
- Atenção às regras de publicidade do CFM (Conselho Federal de Medicina);
- Cadastro do consultório no Google Meu Negócio (ou Perfil da Empresa);
- Anúncios pagos no Google e/ou redes sociais;
- Perfil em redes sociais onde seu público-alvo está presente.
Conteúdo relacionado: 5 estratégias de marketing digital para psicólogos.
2. É preciso investir em um site ou posso optar por sites gratuitos?
Plataformas como WordPress e Wix oferecem planos que permitem a criação de sites gratuitos. Porém, o que parece vantajoso (já que representa uma economia imediata), logo se mostra um problema.
Quando você opta por versões gratuitas, geralmente terá uma série de limitações, a começar pelo endereço (URL) de seu site — apenas planos pagos permitem o registro de domínio próprio e personalizado.
Restrições quanto ao design (aparência) e recursos do site também devem pesar em sua decisão.
Além disso, em sites gratuitos, você tende a não ter controle sobre a publicidade que pode ser veiculada em suas páginas de conteúdo.
Ou seja, se você quiser um site de marketing médico que transmita profissionalidade e credibilidade, que atenda às suas necessidades e possa competir com os sites de seus concorrentes, as opções gratuitas não são as melhores escolhas.
Invista em um site profissional, de alta qualidade. As vantagens são inúmeras quando se comparadas aos sites de plataformas gratuitas.
Saiba mais: Sua empresa precisa criar um site?
3. Preciso pagar para que meu site apareça nas buscas do Google?
Não necessariamente. Isso porque existem duas formas de aparecer nos resultados de pesquisas no Google.
Se você optar por fazer anúncios, deverá pagar um valor “x” ao Google para que seu site apareça, em destaque, quando as pessoas fizerem uma busca por determinado termo — “médico em São Paulo”, por exemplo.
Os custos dos anúncios são variáveis e, tanto eles, quanto a posição que sua empresa ocupará nas páginas de resultados dependerão do quão competitivo é o termo (ou melhor, palavra-chave) que você utilizará em sua estratégia de marketing médico, a performance do seu site e a qualidade da sua campanha dos anúncios.
Indicamos que você invista em anúncios (Google Ads) para obter resultados mais rápidos — especialmente se estiver começando no marketing digital agora.
Porém, é preciso saber como criar, otimizar e direcionar esses anúncios para o público certo. Sendo assim, é importante contar com o auxílio de uma agência de marketing/branding que ofereça esse tipo de serviço.
Por outro lado, também é possível aparecer nos resultados do Google de forma “orgânica”. Ou seja, você não paga para o Google (ou para outros buscadores como o Bing) para que o seu site conquiste uma posição nos resultados.
No entanto, para que isso aconteça, seu site deverá oferecer um conteúdo excelente, que atenda as intenções de buscas dos usuários da internet.
Para chegar nesse patamar, além de oferecer informações relevantes e detalhadas sobre determinados assuntos, é provável que você precise ter um pouco de paciência. Sites novos, com pouco conteúdo, demoram a conquistar posições privilegiadas nas buscas. Mas, claro, com estratégias certas e , é possível chegar a resultados impressionantes.
Nossa sugestão é que você destine parte de seu orçamento para os anúncios pagos (para obter resultados mais rápidos) e parte à produção de conteúdo — já que essa estratégia leva seu site a aparecer nas pesquisas de forma orgânica (sem custos) e traz resultados a médio e longo prazo.
Saiba mais: Importância do blog para seu negócio: estatísticas que vão te surpreender.
4. Redes sociais devem compor a estratégia de marketing digital para médicos?
Sim, é interessante que você agregue redes sociais à sua estratégia de presença online. No entanto, existem possibilidades diversas de usá-las e você deve optar por um planejamento que esteja alinhado com seus objetivos.
Por exemplo, você pode criar perfis nas redes sociais para compartilhar:
- Fotos e vídeos que mostrem seu local de trabalho (e as pessoas que trabalham com você);
- Notícias sobre saúde;
- Textos e vídeos que respondam às dúvidas frequentes que chegam até você;
- Informações sobre novos tratamentos e descobertas de pesquisas científicas;
- Anúncios.
E não se preocupe: você não precisa estar em todas as redes sociais do momento! Verifique quais são as redes mais utilizadas pelo público-alvo que você atende e concentre-se em gerar bons conteúdos nesses canais.
Conteúdo relacionado: Marketing no Instagram: 8 passos para desenvolver seu perfil.
5. Posso reproduzir o conteúdo que encontro em outros sites médicos?
Definitivamente, não! Você precisa produzir conteúdos originais, se quiser aparecer nas buscas do Google.
Claro, você pode (e deve) analisar os conteúdos produzidos pela concorrência. Muitas vezes, é a partir desse material que você encontrará ideias para criar seus textos. Contudo, é imprescindível que você elabore textos exclusivos, coerentes com a sua estratégia de marketing médico (que, por sua vez, também não será uma cópia do que outros já estão fazendo).
Leitura adicional: 5 regras que você deve seguir ao elaborar conteúdo para o seu site.
Parece muita coisa para pensar, organizar e produzir?
De fato, o marketing digital para médicos exige bastante trabalho e planejamento estratégico. Por isso, recomendamos que você contrate uma agência de branding para ajudá-lo em todas as etapas desse processo.
Precisa de mais informações para tomar sua decisão? Entre em contato com a TAI para que possamos conversar sobre o seu projeto!