Depois de implementar uma série de esforços para garantir que o marketing de sua empresa desperte interesse em seus produtos ou serviços, você se questiona: por que os resultados estão aquém do esperado?
Ficaríamos felizes em responder sua pergunta com um argumento simples e direto. Mas a verdade é que a distância entre suas expectativas e a realidade pode se justificar em função de “N” fatores.
Por isso, para saber como melhorar o marketing da empresa, você precisa, primeiro, identificar o que está atrapalhando o desempenho de sua estratégia.
Em outras palavras: não comece a promover mudanças, tentando acertar o alvo, enquanto não tiver clareza sobre o motivo do problema. Do contrário, você pode desperdiçar seu orçamento em ações que o deixarão ainda mais frustrado.
Portanto, se você está disposto a melhorar a performance do marketing de seu negócio, será preciso avaliar — com objetividade — sua estratégia de marketing atual.
Como fazer isso?
Vamos te ajudar.
Seguindo o checklist abaixo, você conseguirá perceber quais são os pontos do marketing de sua empresa que precisam de ajustes. Uma vez que você consiga entender o problema, chegará à melhor solução.
1. Estabeleça prazos razoáveis para medir o desempenho das ações de marketing da empresa
Antes de pensar em melhorar o marketing da empresa — ou cogitar abandonar algumas das táticas que vem utilizando — faça uma avaliação de suas expectativas.
Claro, seria ótimo criar um site empresarial e, dias depois, receber uma enxurrada de visitas em seu endereço online.
Contudo, esse tipo de retorno é completamente improvável.
A maior parte das ações de marketing que você pode (e deve) adotar trazem resultados apenas a médio e longo prazo.
Existem estratégias mais imediatistas — anúncios pagos, por exemplo. Porém, ainda assim, é importante manter os pés no chão quanto ao número de clientes que tais ações podem trazer para o seu negócio.
Em resumo? Se alguém prometer que você terá resultados rápidos e consistentes logo após implementar uma estratégia de marketing, saiba que você está sendo enganado.
Bons resultados levam tempo. Exigem trabalho, persistência e foco.
Para ter uma noção mais realista quanto aos prazos e métricas que você deve usar para verificar a eficiência do marketing de sua empresa, converse com especialistas no assunto. Uma consultoria de branding te ajudará bastante nesse sentido.
2. Certifique-se de que você conhece (mesmo) o seu público-alvo
Não subestime esse tópico! Afinal, a base do marketing é a comunicação. E para que a comunicação funcione, necessariamente, ela precisa se conectar com o público a quem se destina a mensagem.
Informações genéricas sobre seu público-alvo não vão te ajudar a criar esse tipo de conexão.
Você precisa ser capaz de visualizar seu cliente ideal.
Conhecer suas preferências culturais, saber como ele gosta de passar o tempo livre, entender quais são suas ambições pessoais e profissionais.
A partir das características do cliente (ou melhor, da persona que sua empresa visualiza), você deve avaliar o tom de voz da marca, os assuntos que aborda em seu blog, a paleta de cores, as imagens que utiliza em suas mídias…
Em seguida, se questione: há sintonia entre a marca e o perfil do cliente?
Percebendo incoerências ou incompatibilidades, revise o trabalho!
Não é à toa que muitos negócios conseguem melhorar o marketing da empresa partindo desse ponto, já que, ao estabelecer um perfil detalhado para o cliente que se deseja atingir, toda a estratégia adquire direção e justificativa.
Saiba mais: Como e por que você deve criar a personalidade da marca de sua empresa.
3. Dobre a aposta nos canais de marketing que estão trazendo mais resultados
Em vez de tentar melhorar o marketing da empresa multiplicando a presença da marca em infinitas mídias, comece aprimorando o que está dando certo.
Por exemplo, digamos que, em seu site, você receba um número de visitantes bastante superior ao número de visualizações e interações que obtém em seus conteúdos no Instagram.
Ainda que o número de visitantes do site esteja longe do ideal, se ele traz resultados mais expressivos, vale a pena se concentrar em sua otimização.
Você pode melhorar a aparência, os conteúdos compartilhados, a velocidade de acesso, a facilidade de navegação…
Implementando mudanças, fique de olho nas métricas.
Depois de atingir suas metas iniciais (lembre-se de manter expectativas realistas), você pode avançar para um próximo desafio — sempre investindo mais nos canais que te dão melhores retornos.
4. Entenda que mídias diferentes exigem abordagens diferentes
Vamos partir da dica anterior e pensar um pouco sobre o problema de se adotar múltiplos canais de marketing — principalmente quando você conta com um orçamento limitado.
Facebook, TikTok, Instagram, LinkedIn, Twitter, posts de blog, grupos de Telegram e WhatsApp têm dinâmicas diferentes, públicos diferentes e, portanto, devem apresentar conteúdos diferentes.
Criar perfis nas mais variadas redes sociais existentes e imaginar que, para obter atenção de seu público-alvo, basta replicar um mesmo conteúdo em todas, é um erro de marketing imperdoável.
Você precisa adequar a mensagem ao meio — e saber quais os meios compatíveis com cada tipo de mensagem!
Logo, ao buscar melhorar o marketing da empresa, identifique as mídias que se adequam aos seus propósitos de comunicação (sempre tendo em mente as preferências de seu público-alvo) e crie uma estratégia específica para cada uma delas.
As abordagens devem se complementar, respeitando o formato que melhor performa nos canais escolhidos por sua empresa.
É mais aconselhável contar com um número reduzido de mídias (de forma que sua empresa consiga dar a devida atenção a esses canais) do que tentar ser onipresente e acabar não dispondo de recursos para se manter ativo (e interessante) em todas as redes.
Veja também: Como elaborar um briefing para seu projeto.
Observando os 4 pontos que destacamos neste texto, você já tem uma boa noção do que precisa fazer para melhorar o marketing da empresa.
Contudo, promover ajustes — ou mesmo analisar, com isenção e propriedade, o que precisa ser alterado — é um trabalho que requer conhecimento técnico e experiência.
Por isso, sugerimos que você contrate uma consultoria de branding para te ajudar. Entre em contato com agências especializadas, descreva suas necessidades e solicite orçamentos. O custo-benefício, sem dúvida alguma, te deixará entusiasmado!