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Como melhorar o marketing da empresa

Veja em quais pontos é necessários de ajustes no marketing da sua empresa
Entenda em quais são os pontos do marketing de sua empresa que precisam de ajustes.

Depois de implementar uma série de esforços para garantir que o marketing de sua empresa desperte interesse em seus produtos ou serviços, você se questiona: por que os resultados estão aquém do esperado?

Ficaríamos felizes em responder sua pergunta com um argumento simples e direto. Mas a verdade é que a distância entre suas expectativas e a realidade pode se justificar em função de “N” fatores.

Por isso, para saber como melhorar o marketing da empresa, você precisa, primeiro, identificar o que está atrapalhando o desempenho de sua estratégia.

Em outras palavras: não comece a promover mudanças, tentando acertar o alvo, enquanto não tiver clareza sobre o motivo do problema. Do contrário, você pode desperdiçar seu orçamento em ações que o deixarão ainda mais frustrado.

Portanto, se você está disposto a melhorar a performance do marketing de seu negócio, será preciso avaliar — com objetividade — sua estratégia de marketing atual.

Como fazer isso?

Vamos te ajudar.

Seguindo o checklist abaixo, você conseguirá perceber quais são os pontos do marketing de sua empresa que precisam de ajustes. Uma vez que você consiga entender o problema, chegará à melhor solução.


1. Estabeleça prazos razoáveis para medir o desempenho das ações de marketing da empresa

Antes de pensar em melhorar o marketing da empresa — ou cogitar abandonar algumas das táticas que vem utilizando — faça uma avaliação de suas expectativas.

Claro, seria ótimo criar um site empresarial e, dias depois, receber uma enxurrada de visitas em seu endereço online.

Contudo, esse tipo de retorno é completamente improvável.

A maior parte das ações de marketing que você pode (e deve) adotar trazem resultados apenas a médio e longo prazo.

Existem estratégias mais imediatistas — anúncios pagos, por exemplo. Porém, ainda assim, é importante manter os pés no chão quanto ao número de clientes que tais ações podem trazer para o seu negócio.

Em resumo? Se alguém prometer que você terá resultados rápidos e consistentes logo após implementar uma estratégia de marketing, saiba que você está sendo enganado.

Bons resultados levam tempo. Exigem trabalho, persistência e foco.

Para ter uma noção mais realista quanto aos prazos e métricas que você deve usar para verificar a eficiência do marketing de sua empresa, converse com especialistas no assunto. Uma consultoria de branding te ajudará bastante nesse sentido.


2. Certifique-se de que você conhece (mesmo) o seu público-alvo

Não subestime esse tópico! Afinal, a base do marketing é a comunicação. E para que a comunicação funcione, necessariamente, ela precisa se conectar com o público a quem se destina a mensagem.

Informações genéricas sobre seu público-alvo não vão te ajudar a criar esse tipo de conexão.

Você precisa ser capaz de visualizar seu cliente ideal.

Conhecer suas preferências culturais, saber como ele gosta de passar o tempo livre, entender quais são suas ambições pessoais e profissionais.

A partir das características do cliente (ou melhor, da persona que sua empresa visualiza), você deve avaliar o tom de voz da marca, os assuntos que aborda em seu blog, a paleta de cores, as imagens que utiliza em suas mídias…

Em seguida, se questione: há sintonia entre a marca e o perfil do cliente?

Percebendo incoerências ou incompatibilidades, revise o trabalho!

Não é à toa que muitos negócios conseguem melhorar o marketing da empresa partindo desse ponto, já que, ao estabelecer um perfil detalhado para o cliente que se deseja atingir, toda a estratégia adquire direção e justificativa.


Saiba mais: Como e por que você deve criar a personalidade da marca de sua empresa.


Muito importante estabelecer prazos para medir os resultados das ações de marketing da sua empresa
Estabelecer prazos para medir o desempenho das ações de marketing é uma ótima estratégia.


3. Dobre a aposta nos canais de marketing que estão trazendo mais resultados

Em vez de tentar melhorar o marketing da empresa multiplicando a presença da marca em infinitas mídias, comece aprimorando o que está dando certo.

Por exemplo, digamos que, em seu site, você receba um número de visitantes bastante superior ao número de visualizações e interações que obtém em seus conteúdos no Instagram.

Ainda que o número de visitantes do site esteja longe do ideal, se ele traz resultados mais expressivos, vale a pena se concentrar em sua otimização.

Você pode melhorar a aparência, os conteúdos compartilhados, a velocidade de acesso, a facilidade de navegação…

Implementando mudanças, fique de olho nas métricas.

Depois de atingir suas metas iniciais (lembre-se de manter expectativas realistas), você pode avançar para um próximo desafio — sempre investindo mais nos canais que te dão melhores retornos.


4. Entenda que mídias diferentes exigem abordagens diferentes

Vamos partir da dica anterior e pensar um pouco sobre o problema de se adotar múltiplos canais de marketing — principalmente quando você conta com um orçamento limitado.

Facebook, TikTok, Instagram, LinkedIn, Twitter, posts de blog, grupos de Telegram e WhatsApp têm dinâmicas diferentes, públicos diferentes e, portanto, devem apresentar conteúdos diferentes.

Criar perfis nas mais variadas redes sociais existentes e imaginar que, para obter atenção de seu público-alvo, basta replicar um mesmo conteúdo em todas, é um erro de marketing imperdoável.

Você precisa adequar a mensagem ao meio — e saber quais os meios compatíveis com cada tipo de mensagem!

Logo, ao buscar melhorar o marketing da empresa, identifique as mídias que se adequam aos seus propósitos de comunicação (sempre tendo em mente as preferências de seu público-alvo) e crie uma estratégia específica para cada uma delas.

As abordagens devem se complementar, respeitando o formato que melhor performa nos canais escolhidos por sua empresa.

É mais aconselhável contar com um número reduzido de mídias (de forma que sua empresa consiga dar a devida atenção a esses canais) do que tentar ser onipresente e acabar não dispondo de recursos para se manter ativo (e interessante) em todas as redes.


Veja também: Como elaborar um briefing para seu projeto.


Observando os 4 pontos que destacamos neste texto, você já tem uma boa noção do que precisa fazer para melhorar o marketing da empresa.

Contudo, promover ajustes — ou mesmo analisar, com isenção e propriedade, o que precisa ser alterado — é um trabalho que requer conhecimento técnico e experiência.

Por isso, sugerimos que você contrate uma consultoria de branding para te ajudar. Entre em contato com agências especializadas, descreva suas necessidades e solicite orçamentos. O custo-benefício, sem dúvida alguma, te deixará entusiasmado!

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