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O que é branding?

Aproveite todo o ponto de contato com o seu cliente para ações de branding.

O conceito de branding (ou brand management) deve ser entendido como o conjunto de ações que visa comunicar a identidade de uma empresa.

Em outras palavras, branding é:

  • a soma de elementos tangíveis (como o logotipo) e intangíveis (valores éticos, por exemplo) que representam o negócio;
  • o processo de traduzir características de produtos ou serviços, de modo que os consumidores associem a marca a certas experiências;
  • tudo o que é dito sobre a empresa (reputação);
  • “uma forma de se diferenciar dos concorrentes e de esclarecer o que você oferece que o torna a melhor escolha”Branding Magazine;
  • “a arte de alinhar o que você deseja que as pessoas pensem sobre sua empresa com o que as pessoas realmente pensam sobre sua empresa. E vice-versa.” — Jay Baer.

“Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está por perto.”
Jeff Bezos


Por que é importante ter uma estratégia de branding?

Seguir uma estratégia de branding dá coerência ao seu negócio. Ajuda a orientar suas decisões, nortear seus investimentos e conquistar clientes.

Por outro lado, quando o processo de branding é ignorado, é comum que empresas desperdicem recursos (tempo e dinheiro), se deparando com grande dificuldade para se posicionar no mercado. Inclusive, é possível que o negócio jamais avance.

Afinal, de nada adianta você ter uma boa ideia — e ser excelente no que faz — se não conseguir transmitir isso às pessoas.

Comunicação eficiente, que gera impacto, conexão e relevância. Essa é a essência do branding.

E, se você deseja a atenção do público, precisa garantir que sua mensagem seja atraente. Precisa que ela seja clara e “se destaque na multidão”. É exatamente isso o que o branding faz pela sua empresa.


Quais são os elementos de branding?

Para explicar quais são os aspectos de uma empresa trabalhados em branding, vamos fazer uma analogia.

Pense em uma pessoa que você conhece.

Se você tivesse que descrever tudo o que sabe sobre ela, mencionaria vários atributos. Falaria sobre traços de personalidade, características físicas, coisas que sabe sobre sua história de vida…

Enfim, para descrever alguém, você recorre à memória e compartilha impressões e informações que considera marcantes.

Acontece o mesmo quando você fala de uma loja, por exemplo. A partir de sua experiência, você é capaz de fazer uma série de observações sobre a localização, tipos de produtos oferecidos, estilo de atendimento e outros tantos detalhes — que te levam a recomendar (ou não) o local.

Cada item do seu relato está conectado ao branding. O que há de positivo e memorável sinaliza boa estratégia. Já o que passa despercebido ou causa má impressão, sugere oportunidade (ou necessidade) de ajuste.

De forma resumida, podemos dizer que branding é o que resulta do contato entre a empresa e o potencial cliente.

E por onde se dá esse contato?

Seguem alguns exemplos de possíveis pontos de encontro:

  • nome da empresa;
  • logotipo;
  • tipografia;
  • cores;
  • tom de voz da marca;
  • slogan/linha temática;
  • ambiente e atmosfera do espaço físico do negócio;
  • site;
  • atendimento ao cliente;
  • meios de comunicação e publicidade;
  • embalagens;
  • estratégia de preços;
  • cartão de visita.

Você tem uma história a contar, uma proposta a fazer. A função do branding é organizar essa história, de modo que faça sentido e desperte interesse.

Processo para fazer Branding para a sua marca
Branding é um processo que ajudará a sua marca atingir o sucesso no seu mercado


Como aplicar o branding?

O branding deve ser entendido como um projeto. Logo, o ideal é que seja dividido em etapas.

Para seguir o passo a passo de uma boa estratégia de branding, seu projeto precisa incluir:


1. Definição de propósito da empresa

Para definir o propósito de sua empresa, você precisa ter respostas para as seguintes perguntas:

  • Por que sua empresa existe?
  • Que problema ela resolve?
  • O que a diferencia de concorrentes?
  • Por que o produto ou serviço tem importância?


2. Pesquisa de marcas concorrentes

A análise de mercado é imprescindível para te dar parâmetros. Revela oportunidades e te ajuda a criar diferenciação.

Alguns pontos que você pode observar são:

  • qualidade de produtos e serviços;
  • avaliações de consumidores;
  • pontos de venda (online e offline);
  • identidade visual;
  • estratégias de marketing adotadas.


3. Especificação de público-alvo

Enquanto sua ideia de público-alvo for genérica, você enfrentará sérios problemas para validar sua marca. Nem mesmo a escolha do nome da empresa será assertiva sem, antes, considerar quem espera alcançar.

É preciso entender para qual é o público que seu produto e/ou serviço criará valor.

Então, a partir desse entendimento, é possível pesquisar hábitos de consumo, preferências, cultura e localização de tal público, a fim de identificar as melhores formas e mensagens para uma comunicação eficiente.


4. Objetivos

Hora de definir, com precisão, o que você pretende oferecer e até onde quer chegar com a sua empresa.

A pergunta chave que você deve responder nesse ponto é:

  • Quais são as metas que traduzirão que o seu negócio alcançou o sucesso?

Suas ações precisam de um norte. Ao identificar os objetivos de seu negócio, você estabelece essa direção.


5. Elaboração de identidade e estratégias de comunicação

Aqui, cada escolha sua deve ter encontrar justificativa a partir dos itens anteriores.

Busque significado. Coerência. Use o design, o marketing e experiências sensoriais (a música em sua sala de espera, por exemplo) para transmitir a essência de sua marca e criar vínculos com potenciais clientes.


Branding é só para grandes marcas?

Definitivamente NÃO!

Pequenas empresas e novos negócios precisam transmitir confiança e legitimidade. Precisam atrair atenção, interesse e causar boa impressão. E o caminho para chegar a esse status, necessariamente, passa por uma estratégia de branding.

Tire a prova!

Quantas vezes você desistiu de uma compra apenas porque não simpatizou com a embalagem de um produto?

Por outro lado, quantas marcas — das quais nunca havia ouvido falar — ganharam sua preferência, simplesmente, porque a forma como se comunicam nas redes sociais te animou?

Lembre que a essência do branding é criar a melhor (e mais completa) experiência possível para o seu cliente.

Por isso a importância de conhecer bem o público que você deseja atingir.

Independente do tamanho, a empresa, para ter sucesso, precisa se conectar com pessoas. Pessoas com certos desejos, gostos, necessidades em comum.

Para fazer com que essas pessoas saibam que você tem a resposta que elas procuram, você tem duas opções: ou conta com a sorte; ou conta com branding.


Quando procurar um profissional de branding?

Elaborar e desenvolver o projeto de branding requer conhecimento de metodologias e técnicas funcionais. Você pode aprender muito sobre o assunto consultando bibliografia especializada, assistindo palestras e, claro, a partir de cursos qualificados.

Porém, adquirir todo esse conhecimento leva tempo. Exige dedicação.

Além disso, como você pode notar por este artigo, uma boa estratégia de branding envolve uma série de habilidades. Você tem disposição para aprender cada uma delas?

Contar com um profissional de branding simplifica e acelera a conquista de resultados.

Assim, você pode se concentrar em seu trabalho — sem acumular funções — enquanto confia a especialistas a gestão de sua imagem no mercado.

Converse com a TAI para obter uma proposta de serviços de branding, adequada ao tamanho e segmento de sua empresa.

Trabalhamos com projetos personalizados e contamos com a experiência de mais de 15 anos em consultoria empresarial.

“Sua marca é o investimento mais importante que você pode fazer em seu negócio.” — Steve Forbes, editor-chefe da revista de negócios Forbes.

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