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Como e por que você deve criar a personalidade da marca de sua empresa

Porque deve ser criado a personalidade da marca
Entenda como e por que você deve criar a personalidade da marca.

Você precisa de uma estratégia que te ajude a orientar todas as ações de marketing, design e branding de sua empresa?

Então, concentre-se em criar a personalidade de sua marca.

Acredite, a partir dessa elaboração, tudo ficará mais fácil.


Mas por que a personalidade da marca é tão relevante?

Para entender a ideia com clareza, basta pensar no conceito de personalidade que todos conhecemos — e usamos — quando falamos de pessoas.

Definimos a personalidade de alguém considerando suas características mais notáveis. Consideramos sua forma de se expressar, suas opiniões, suas preferências pessoais, seus comportamentos habituais.

É esse conjunto de características que faz dessa pessoa um indivíduo único, diferente de todos os demais.

Também são esses aspectos os grandes responsáveis pelo tipo de relacionamento que você tem com alguém.

A admiração, a confiança, a simpatia e o prazer que você sente na companhia de um indivíduo depende da interpretação que você faz sobre a personalidade dessa pessoa. E, claro, da conexão dessa personalidade com a sua.

A personalidade da marca tem o mesmo significado.

Mostra quem é a empresa no meio de tantas outras, indicando seu posicionamento no mercado.

Sem personalidade, a marca não se conecta com ninguém — ou seja, é incapaz de se comunicar com seu público-alvo.

Pior ainda: parece uma imagem vazia, sem propósito, incoerente.

Por isso, antes de decidir se este ou aquele logotipo é ideal para sua marca, se você vai adotar o estilo de comunicação “x” ou “y” em seus conteúdos ou mesmo antes de escolher a paleta de cores que melhor representa sua empresa, preocupe-se em desenvolver a personalidade da marca.

A personalidade irá guiar todo o processo — e todas as suas principais decisões — permitindo que os diferentes aspectos do seu negócio estejam alinhados e, assim, transmitam autenticidade e credibilidade.


Como criar a personalidade da marca?

Embora você possa criar a personalidade da marca a partir de metodologias diversas, existem alguns passos básicos que você precisará seguir.

Abaixo, explicamos cada um deles.

1. Defina a essência de sua marca

A personalidade da marca, tal como acontece com pessoas, depende de sua trajetória, experiências, crenças e valores.

É provável, por exemplo, que seu negócio tenha relação com sua formação acadêmica. Também deve estar conectado com percepções que você tem sobre o contexto em que vive, necessidades que observa e objetivos que deseja atingir.

Em outras palavras: há um porquê para seu negócio existir.

Identifique esse porquê antes de avançar nos próximos passos de elaboração de sua marca.

Perceba o que é importante para você, pelo que deseja ser reconhecido, quais são suas especialidades e que impressão deseja transmitir às pessoas.

Sem essa definição, você não saberá quais abordagens de marketing, branding e design fazem sentido para a sua empresa.

Muitas empresas iniciantes cometem esse erro. Como resultado, têm uma identidade visual e verbal confusa, aleatória, que acaba deixando os potenciais clientes num estado de dúvida — já que a marca não revela “quem é”.


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É necessário criar a personalidade marca, para se conectar com o seu público-alvo.
Quando não tem personalidade, a marca não se conecta com ninguém ou seja, é incapaz de se comunicar com seu público-alvo.


2. Conheça as pessoas com quem deseja conversar

Imagine que você vai a uma palestra, cujo tema te interessa muito. Quem irá falar é uma autoridade no assunto. O currículo do palestrante evidencia esse fato.

Porém, após alguns minutos assistindo à fala, você fica absolutamente entediado.

O profissional, certamente, tem um conhecimento notável. O problema é que ele usa uma linguagem muito técnica. As referências e explicações que ele oferece são incompreensíveis para você.

Você esperava outra coisa da palestra. Por isso, assim que tem oportunidade, você vai embora, frustrado.

Tenha essa imagem em mente ao pensar na personalidade de sua marca.

É ótimo que ela reflita sua expertise.

Mas a forma como você vai mostrar o que sabe fazer (seus produtos ou serviços) precisa ser adequada ao seu público. Do contrário, você pode se tornar um “palestrante sem plateia”.

Sim, é preciso moldar a personalidade da marca tendo em vista a personalidade de seu público-alvo.

Pense na personalidade da marca como um atributo capaz de atrair seus clientes, de modo que eles se sintam à vontade para interagir e participar do que sua empresa tem a oferecer.

3. Expresse a personalidade através da identidade da marca

A personalidade da marca pode ser resumida como um conjunto de adjetivos que você quer que seu público-alvo associe ao seu negócio.

A marca pode ser bem-humorada, séria, lúdica, vintage, elegante, sustentável, luxuosa, popular, disruptiva… Enfim, as possibilidades são infinitas.

Mas tais adjetivos são intangíveis para seu público.

E não basta, claro, listá-los na apresentação de seu site ou na bio de suas redes sociais para que tenham valor.

É nesse ponto que entra o trabalho de branding.

A personalidade precisa ser concretizada em todos os pontos de contato do seu cliente com a sua marca.

Isso inclui a identidade visual do seu negócio, o tom de voz que você usará em suas comunicações, a apresentação dos espaços físicos da sua empresa e a abordagem de sua equipe no atendimento ao público.

Estabelecer correspondências entre personalidade e identidade da marca é a parte mais difícil desse processo.

Às vezes, basta a tipografia errada para comprometer a reputação de seu negócio.

Se parece um exagero, tente imaginar uma estratégia de marketing médico que use a Comic Sans em suas peças e campanhas de divulgação. A não ser que o médico seja um pediatra, a tipografia irá transmitir uma imagem completamente indesejada sobre o profissional.

Para evitar esse tipo de equívoco, é importante contar com a assessoria de uma agência de branding.

Nesse ponto, algumas empresas ficam reticentes, porque acreditam que agências de branding atendem, apenas, negócios de grande porte.

Essa ideia, no entanto, está distante da realidade.

Atualmente, existem agências de branding especializadas em pequenas e médias empresas.

A Agência TAI, por exemplo, tem esse foco.

Portanto, se você precisa de ajuda para definir e concretizar a personalidade da marca de sua empresa, fale conosco! Temos uma equipe pronta para te acompanhar em todas as etapas de seu projeto.

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