As redes sociais de pequenas empresas correm o risco de se tornarem monótonas quando os conteúdos compartilhados têm sempre a mesma “cara”.
E essa monotonia pode afetar tanto o público (seus seguidores) quanto a você, que produz as postagens.
Com o tempo, você pode até desistir de atualizar as redes sociais de sua empresa porque, simplesmente, não encontra ideias de conteúdos diferentes para postar.
Se você está enfrentando esse tipo de problema, queremos te ajudar!
Que tal conhecer algumas ideias de postagens, perfeitas para redes sociais de pequenas empresas, que trazem resultados e saem da mesmice?
Confira nossas dicas e dê um novo impulso à sua inspiração!
1. Compartilhe feedbacks de clientes
É bastante provável que você receba mensagens de seus clientes, com comentários positivos sobre os produtos ou serviços eles que adquirem de você.
Se você ainda não recebe esse tipo de depoimento, pode começar a entrar em contato com seus clientes e pedir que façam uma breve avaliação de seu atendimento.
Você pode usar prints de mensagens (com a devida autorização, obviamente) ou reproduzir, em seus posts, os textos que recebe, marcando o cliente na publicação.
Esse tipo de tática funciona muito bem em redes sociais de pequenas empresas, pois transmite credibilidade e mostra aos novos seguidores (possíveis clientes) que os produtos/serviços têm boa reputação.
Uma dica extra é reunir postagens desse tipo nos Destaques do Instagram. Assim, o conteúdo não se perde e fica de fácil acesso para quem visitar o perfil de sua empresa.
Leia também: Marketing no Instagram: 8 passos para desenvolver seu perfil.
2. Mostre os bastidores do seu negócio
Essa é uma ideia pouco explorada em redes sociais de pequenas empresas — mas que sempre faz sucesso.
Mostrar os bastidores gera aproximação com o público, humaniza a marca, revela a forma como a empresa funciona e dá o tom do ambiente de trabalho.
Imagens (fotos ou vídeos) que exibam um trecho de uma reunião da equipe, etapas do desenvolvimento de produtos, bastidores de uma sessão de fotos ou até mesmo a reposição de um estoque são ideias que você pode aproveitar em suas postagens.
Leia também: Como e por que você deve criar a personalidade da marca de sua empresa.
3. Fale sobre mudanças ou novidades da empresa
As redes sociais de pequenas empresas devem funcionar como parte da estratégia de comunicação, certo? Portanto, crie posts que conversem com as pessoas, demonstrando que você está atento às necessidades de seus consumidores, fazendo constantes melhorias em seus processos.
Se a empresa muda de endereço, muda a decoração, muda o horário de atendimento, conte isso ao público! E deixe os clientes saberem que tais mudanças visam atendê-los cada vez melhor.
Ao anunciar novidades, tenha o mesmo cuidado. Apresente os novos produtos ou serviços que você passará a oferecer explicando de que forma eles se conectam com as necessidades e desejos que seus consumidores manifestam.
4. Faça perguntas
Você tem a opção de fazer enquetes no Instagram (usando os Stories ou Direct) se desejar obter respostas mais objetivas (que, inclusive, podem se converter em dados preciosos para sua empresa). Nesse caso, você faz uma pergunta e oferece alternativas de respostas — propõe dois assuntos para uma live, por exemplo, e pede para que o público eleja sua preferência.
Mas as redes sociais de pequenas empresas podem dar um espaço ainda maior para a participação dos seguidores.
Para isso, você pode fazer uma pergunta mais ampla — “qual produto você espera que seja nosso próximo lançamento?” ou “qual influenciador digital você mais admira?”, por exemplo.
Lógico, procure fazer perguntas que tragam informações úteis para sua empresa. Mas não seja muito “sério” na abordagem. Faça com que as pessoas se sintam à vontade para escrever suas opiniões.
Não esqueça de agradecer a participação dos seguidores! Nem que seja apenas curtindo a resposta.
Se você for atencioso, o público perceberá que é valorizado e ficará disposto a participar de novas enquetes e manter a interação com seu perfil.
5. Compartilhe postagens do blog da empresa
Aproveite os textos que você publica em seu blog, reproduzindo trechos nas redes sociais da empresa.
Um único texto de blog é capaz de gerar dezenas de posts para as mídias sociais!
Além disso, ao mencionar conteúdos do blog, as redes sociais de pequenas empresas conseguem atrair mais visitantes para seus sites.
Leia também: Importância do blog para seu negócio: estatísticas que vão te surpreender.
6. Ofereça descontos ou cupons para seus seguidores
Já vamos avisando: as redes sociais de pequenas empresas não devem se tornar um espaço onde todas as publicações se resumem a anúncios e promoções.
Esse é um erro de marketing comum (especialmente quando os pequenos negócios não contam com assessoria profissional), que acaba prejudicando a imagem da empresa.
Redes sociais devem trazer informação, promover diálogo entre cliente e empresa, mostrar resultados e características dos produtos/serviços.
Porém, para demonstrar que você deseja retribuir a companhia de seus seguidores nas redes sociais, de tempos em tempos, você pode utilizar seus posts para promover ofertas especiais ou cupons que tornem as compras mais atrativas.
Em certos períodos do ano — Black Friday, Natal, Dia das Mães… — esse tipo de conteúdo é bastante bem-vindo.
Leia também: Por que pequenas empresas devem contratar uma agência de branding.
7. Responda dúvidas frequentes
Sabe aquela pergunta que você já respondeu várias vezes, tanto pelos seus canais de comunicação online como offline? Pois bem, que tal fazer um uso inteligente dessa dúvida recorrente?
Crie posts que esclareçam as principais questões que seus clientes te apresentam!
O objetivo das redes sociais de sua empresa é se conectar ao seu público-alvo. Logo, é extremamente oportuno produzir conteúdos que respondam, diretamente, aos interesses que seus consumidores manifestam.
Converse com sua equipe de vendas e com os colaboradores que trabalham com o atendimento ao cliente. Peça que repassem a você (ou aos responsáveis pelo marketing digital da empresa) as perguntas que recebem. Não, necessariamente, apenas as dúvidas frequentes, mas também aquelas que são desafiadoras ou até geram alguma “estranheza” quando recebidas.
Leia também: 5 regras que você deve seguir ao elaborar conteúdo para site empresarial.
Redes sociais de pequenas empresas podem ser criativas e gerar um ótimo retorno para o seu negócio, sem que isso implique em superproduções.
Esperamos que as dicas que apresentamos aqui te ajudem a encontrar e diversificar seu estilo de postagens.
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