Novos negócios — ou empresas que estão investindo em branding e rebranding — precisam dar atenção a um ponto fundamental do marketing: o tom de voz da marca.
Nunca ouviu falar nesse conceito?
Bem, pode ser que você não conheça a denominação. Mas, certamente, está habituado com sua prática.
Afinal, a voz da marca nada mais é que seu estilo de comunicação.
Assim como uma pessoa tem seu jeito próprio de se expressar (com seu vocabulário, gírias, entonação, sotaque, humor usual), também as marcas revelam sua personalidade ao interagir com seus consumidores.
Claro, a identidade visual cumpre importante papel nesse contato, auxiliando a marca na transmissão de sua mensagem.
Porém, convenhamos: mesmo que valha mais que 1.000 palavras, imagem não é tudo.
E não adianta ter um logotipo invejável, artes de redes sociais inspiradoras ou um cartão de visitas criativo se o texto que acompanha o design não é coerente com a expectativa gerada pelo impacto visual.
Portanto, caso você ainda não tenha dado a devida atenção ao tom de voz da marca, está na hora de aprender a fazer uso desse recurso!
Tom de voz da marca: onde usar?
O tom de voz da marca está presente em todos os canais de comunicação que sua empresa utiliza (ou pretende utilizar). Por exemplo:
- descrições de produtos e serviços;
- anúncios;
- releases para imprensa;
- textos disponíveis no site;
- posts de blog;
- legendas de fotos no Instagram;
- mensagens de WhatsApp;
- roteiros de vídeos;
- slogans;
- sinalização nos pontos de venda;
- e-mails;
- canais de atendimento ao consumidor;
- flyers, cartões de visita e outros materiais de divulgação da empresa.
Ou seja, sempre que você precisar de palavras — sejam elas escritas ou faladas — e até mesmo quando optar por fazer uso de linguagem simbólica (incluindo emojis e memes, cada vez mais presentes na estratégia de comunicação das marcas), você deverá considerar o tom de voz que sua empresa deseja imprimir.
Qual a importância da voz da marca?
Observando os exemplos que listamos acima, você pode notar que a voz da marca tem lugar cativo na rotina de qualquer empresa.
Ou melhor, deveria ter, já que o dia a dia de um negócio envolve inúmeras possibilidades de contato e relacionamento com clientes.
O problema de não ter um tom de voz de marca definido é que toda a sua comunicação pode se torna caótica. Dessa forma, seus potenciais clientes, simplesmente, não conseguem ter uma noção clara dos valores com os quais sua empresa está comprometida. Não conseguem perceber qual perfil de público seus produtos/serviços podem agradar. Enfim, não conseguem se identificar com suas ofertas e promessas.
Afinal, se em cada canal de comunicação sua empresa se manifesta de um modo diferente, como saber o que corresponde à real identidade da marca?
Por outro lado, um tom de voz consistente traduz personalidade confiável. Revela qualidades e diferenciais da empresa. Na verdade, as pessoas são capazes de lembrar de sua marca em função da forma como você se comunica!
Como definir o tom de voz da marca?
Empresas como Netflix, Apple, Natura, Farm, Nike, Dove e Coca-Cola são excelentes exemplos de marcas que conectaram o tom de voz ao DNA de seus produtos/serviços.
Porém, mesmo pequenos negócios podem encontrar uma voz memorável — e capaz de destacá-los da concorrência.
Seguindo o passo a passo que destacamos abaixo, você estará mais perto desse objetivo.
Então, mãos à obra!
1. Pense em sua marca como se ela fosse uma pessoa
Seguindo essa primeira dica, você estará no caminho certo para encontrar a voz de sua marca. E quanto melhor desenvolver esse passo, mais fácil será tomar decisões futuras sobre a personalidade da marca — inclusive em relação aos seus atributos visuais.
Uma tática utilizada por agências de branding, nesse estágio de descoberta, é questionar seus clientes sobre personalidades que poderiam representar sua empresa. Celebridades ou personagens conhecidos são bons pontos de partida.
Em alguns casos, pode ser interessante buscar traços que caracterizam o CEO da empresa ou mesmo de colaboradores que se destacam.
2. Confira a declaração de visão, valores e missão da empresa
A voz da marca precisa refletir os objetivos e propósitos com os quais a empresa está conectada.
Por isso, certifique-se de o que você tem a dizer esteja alinhado com a declaração de MVV da empresa.
Lembre-se de que humanizar a marca (ou seja, entendê-la como se fosse uma pessoa) pode também ajudá-lo a ser mais assertivo ao interpretar (ou mesmo elaborar) a visão, os valores e a missão que regem a empresa.
3. Conheça seu público-alvo
Criar o tom de voz da marca tem um propósito bem específico: estabelecer um relacionamento com seus clientes.
Sendo assim, sua comunicação deve soar como uma conversa — não como um monólogo!
Logo, é essencial que seu público se identifique com sua linguagem, com os assuntos e referências que você utiliza.
Observe, por exemplo, quais são as publicações que seu público curte e compartilha nas redes sociais. Veja como eles escrevem. Perceba quais são suas preferências e interesses culturais.
Imagine sua marca como alguém que faz parte desse grupo de pessoas. Alguém capaz de promover ideias, reflexões e soluções que tal público possa apreciar — de uma forma que transmita credibilidade e empatia.
4. Defina o que a voz da marca deve/não deve expressar
Tão importante quanto definir os adjetivos que o tom de voz da marca deve transmitir é estabelecer os adjetivos dos quais deve manter distância.
Claro, se você já percebeu que, para sua empresa, o tom de voz adequado é formal (por exemplo), você já sabe que o caminho oposto — linguagem informal — não deve ser utilizado em seus canais de comunicação.
No entanto, o perigo não é seguir o caminho oposto. Mas, sim, exagerar ou fazer má interpretação do adjetivo que qualifica o tom de voz.
Nesse exemplo, você poderia pontuar que a linguagem deve ser formal — mas não excessivamente técnica.
Para a proposta ficar mais clara, veja alguns outros exemplos que vão te ajudar a entender melhor a necessidade de delimitar as características do estilo de comunicação:
- O tom de voz de nossa marca é bem-humorado, mas nunca sarcástico.
- Queremos imprimir uma personalidade sofisticada, mas que não pareça arrogante.
- Usamos referências nostálgicas, mas sem apelar para a melancolia.
- Temos um tom de voz leve e amigável, mas não superficial.
Fazer essas distinções será especialmente útil quando você precisar orientar profissionais que vão trabalhar nas estratégias de marketing de sua empresa.
Sua equipe de vendas e demais pessoas encarregadas de funções que impliquem no atendimento ao cliente também devem conhecer a abordagem que sua marca prioriza.
Quanto mais consistente for a voz da empresa, mais ela se destaca, se legitima e conquista consumidores fiéis.
Agora, se você quiser uma ajuda extra para elaborar o tom de voz certo para sua marca, fale conosco!
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